Notícias
28 de outubro de 2016- Visualizações: 6425
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Evento acadêmico discute os impactos sociais da Reforma Protestante
A URCA (Universidade Regional do Cariri) sediou, entre 18 e 21 de outubro, o Primeiro Ciclo de Palestras sobre a Reforma Protestante e sua contribuição para o Mundo Ocidental. Idealizado por Jaquelini de Souza, professora da instituição, o evento teve como objetivo expor o legado da Reforma Protestante nos diversos campos do conhecimento. Com grande adesão dos alunos, as palestras giraram em torno da história da Reforma e suas contribuições nos campos do Direito, Cultura, Economia e Política. Segundo Jaquelini, mestre em Ciências da Religião e doutoranda em História Social, os alunos da URCA ficaram encantados por conhecerem um movimento que não estudam na academia, mas que gerou tantos impactos.
A iniciativa de trazer o tema ao debate veio pela proximidade do marco de 500 anos da Reforma Protestante. Para a professora, a importância de eventos como esse é sem tamanho, “já que no Brasil as universidades públicas não têm tradição de discutir sobre o protestantismo”.
Entre os palestrantes estiveram teólogos, pastores, juristas e historiadores. Jaqueline pretende promover um evento ainda maior para 2017, com nomes renomados no protestantismo brasileiro, tendo a participação de Carlos Caldas confirmada, e convites a Lyndon de Araújo, Ricardo Bitun e Martin Dreher, entre outros.
Para os que desejam propor encontros e discussões como essas nas instituições de ensino na qual estão inseridos, Jaquelini dá as seguintes dicas: “Seja um acadêmico sério e compromissado. Tenha uma excelente relação com os alunos, colegas de trabalho e servidores, e conte com a ajuda deles. Não seja fundamentalista, mas não abra mão de sua fé. Academia não é Igreja, mas creio que Cristo pode tocar corações pela razão, e isto faz parte da redenção cultural na qual a Igreja deve se envolver.”
A Federação Luterana Mundial e o Vaticano também promovem comemorações em torno da data, que terão abertura oficial na Suécia e encerramento em 31 de outubro de 2017, em Wintenberg, na Alemanha, local no qual Lutero afixou suas 95 teses.
28 de outubro de 2016- Visualizações: 6425
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Justiça e liberdade para as vítimas do tráfico de pessoas
Edison Queiroz (1948-2016): a chama missionária na igreja local
A fome no mundo
Cristãos sudaneses enfrentam grave crise humanitária. Saiba como ajudar 






 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)