Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A obra ainda inacabada da tradução da Bíblia

A tradução de 39 porções bíblicas, 17 Novos Testamentos e 16 Bíblias completas em 2023 pode ajudar a alcançar mais 100 milhões de pessoas

Por Erní Walter Seibert

Nas últimas semanas saiu o relatório sobre tradução da Bíblia referente ao ano de 2023. A cada ano, as Sociedades Bíblicas Unidas, junto com outras organizações que também atuam no âmbito da tradução do texto bíblico, preparam um relatório com informações sobre o andamento dos trabalhos realizados. O relatório de 2023 pode ser lido no site da SBB. O objetivo é permitir que todos povos e nações possam ter a Bíblia Sagrada em sua própria língua.

Novas traduções da Bíblia

Quando se fala de tradução da Bíblia, é importante entender que há duas classes de traduções. Uma é chamada de primeiras traduções, em que são contadas aquelas línguas para as quais nunca havia sido traduzido nenhum texto da Bíblia. Nesses casos, é normal que se comece traduzindo um livro da Bíblia. Quando se tem a tradução de, pelo menos, um livro da Bíblia, considera-se que uma porção do texto bíblico foi traduzida. Quando se conclui a tradução de um dos Testamentos (o Antigo ou o Novo), considera-se que há a tradução de um Testamento. Em geral, o primeiro Testamento a ser traduzido completamente é o Novo. E, finalmente, quando se traduz a Bíblia toda, então considera-se que há uma nova tradução da Bíblia completa. Nesse sentido, no ano de 2023, foram realizadas novas traduções para 72 línguas. Essas estão divididas em 39 Porções Bíblicas, 17 Novos Testamentos e 16 Bíblias completas. Essas novas traduções têm a capacidade de alcançar mais 100 Milhões de pessoas.

Revisões e traduções para línguas que já têm a Bíblia traduzida

Mas há também o caso de revisões ou novas traduções para línguas que já tinham uma tradução bíblica. Imaginemos o caso da língua portuguesa. Já existem várias traduções da Bíblia para o português. Algumas dessas traduções, como o caso da tradução de João Ferreira de Almeida, já passaram por várias revisões. Toda vez que uma revisão de uma tradução existente é feita, ela é contada como uma nova tradução ou revisão para língua existente. Nova tradução ocorre quando uma tradução bíblica é feita para língua que já tinha tradução, mas ela é realizada sem levar em conta a base de uma tradução existente. Em 2023, foram realizadas 34 revisões ou novas traduções para línguas existentes, com a capacidade de alcançar mais de 1,15 bilhões de pessoas.

Somando o número de usuários de línguas (que segundo as melhores fontes são 7,4 bilhões de pessoas), temos uma informação importante. Alguma parte do texto bíblico (porção, Testamento ou a Bíblia completa) já está disponível para 7,23 bilhões de pessoas. Ou seja, as traduções da Bíblias existentes já alcançam mais de 90% da população no mundo.

Tradução e evangelização

Como a Bíblia é fundamental para o trabalho de evangelização e educação na fé cristã, a distribuição dessas Escrituras Sagradas precisa seguir o mesmo ritmo para alcançar os olhos, ouvidos e o coração de todas essas pessoas. Esse é outro desafio enorme que cabe às Igrejas e aos cristãos realizarem. Cada vez que uma dessas Escrituras Sagradas alcança uma pessoa que não conhece o amor de Deus em Jesus Cristo, a evangelização é realizada. Que desafio a tradução da Bíblia coloca diante de nós: Evangelizar.

Que Deus continue abençoado a obra ainda não terminada de tradução para que a obra ainda não terminada da evangelização possa ser levada adiante.

REVISTA ULTIMATO | GRATIDÃO – O QUE VOCÊ TEM QUE NÃ OTENHA RECEBIDO?

Reconhecer que é necessário dar graças pela igreja – a que é e a que será (“igreja triunfante”) – pode ser uma chave para nos aproximar da comunidade dos fiéis, nestes dias em que a confiança nas igrejas e a frequência nelas estão em baixa. Ter feito as pazes com Deus por meio de Jesus Cristo, ter a sua presença próxima, experimentar isso – este é o maior motivo de gratidão.

É disso que se trata a
edição 406 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» A Bíblia: Um livro como nenhum outro, John Stott e Tim Chester
» Por que Confiar na Bíblia? – Respostas a dez perguntas difíceis, Amy Orr-Ewing

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.