Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Uma obra feita a muitas mãos – 90 anos do Instituto Bíblico Betel Brasileiro

Lançamento da pedra fundamental do Lar Doris Woodley é destaque entre as comemorações

Por Ultimatoonline

Entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro de 2025 o Instituto Bíblico Betel Brasileiro (IBBB) comemorou seus 90 anos com muitas atividades e gratidão a Deus.

Com o tema “Uma obra feita a muitas mãos” e sob coordenação do Centro de Educação Teológica e Missiológica (CETEMIBB), o evento reuniu líderes cristãos, missionários, professores, alunos e ex-alunos do Brasil e vindos de outros países. Segundo a coordenação do evento, o tema resume a essência de uma trajetória que começou no sertão paraibano e hoje forma líderes cristãos em Portugal, Japão, Índia, África, Peru e outros países.

A programação contou com eventos dedicados a cada uma das cinco organizações que compõem o Betel: o CETEMIBB, a Convenção de Igrejas (CONIBB), Missões Mundiais (OMIBB), o Instituto Superação e a Rede de Colégios e o IBBB como um todo. Cada dia foi uma oportunidade para compartilhar e ouvir histórias, testemunhos e para renovação de compromissos com a missão.

Uma história que começou com fé e sacrifício

Em 29 de fevereiro de 1934, Nelie Ernestine Horne, missionária canadense, desembarcou no Porto de Recife, PE, trazendo um sonho plantado por Deus em seu coração. No ano seguinte, em 1935, ela fundou o Instituto Bíblico Betel na cidade de Patos, no interior da Paraíba, com o objetivo de preparar mulheres brasileiras para o evangelismo e a educação cristã.

Em 1968, a professora Lídia Almeida de Menezes assumiu a liderança, oficializou o nome “Betel Brasileiro” e transferiu a sede para João Pessoa, PB. Foi sob sua gestão que a primeira turma oficial se formou em 1969, com alunas como Iris Almeida, Dion Fernandes e Duvalina Bezerra.



Atualmente, o Betel possui 27 polos espalhados pelo Brasil, 2 unidades no exterior, 312 professores e mais de 1.432 alunos de centenas de igrejas e denominações. O ensino a distância, oferecido pela plataforma EDBEL, alcança outros quatrocentos alunos no Brasil e em diversos países. Desde sua fundação, a instituição já formou mais de 4 mil alunos, que atuam como pastores, missionários, tradutores bíblicos, professores e líderes em todos os continentes.

Lar Doris Woodley – uma casa de apoio para missionárias
Entre os eventos dos 90 anos, no dia 30 de outubro, aconteceu o lançamento da pedra fundamental do Lar Doris Woodle, uma casa de apoio para missionárias idosas e ex-alunas do Betel Brasileiro. O evento foi organizado pela Dra. Durvalina Barreto Bezerra, diretora do CETEMIBB, com ampla participação da comunidade betelina.

A homenagem à missionária Doris Woodley reconhece os trinta anos de serviço prestado por ela ao lado das missionárias Ernestine Horne e Lídia Almeida, fundadoras do Betel Brasileiro, que representa uma vida de dedicação a serviço da formação de obreiros.

A cerimônia teve a participação da missionária Eva Rêgo, presidente do Instituto Bíblico Betel Brasileiro, que destacou a importância do projeto para a missão de amparo às missionárias. O projeto recebeu como doação o projeto da casa, um engenheiro que assumiu a obra, o acompanhamento da obra pelo tesoureiro do IBBB e investimentos de amigos, ex-alunos.

>> Para assistir o culto de abertura da semana de celebração dos 90 anos do IBBB, clique aqui.
>> Para colaborar com a construção do Lar Doris Woodle, clique aqui.

Fonte:
>> Betel Brasileiro celebrou 90 anos com culto abertura na direção do Centro de Educação Teológico e Missiológico.
>> Campanha para a construção da Casa de Apoio para Missionárias Idosas


REVISTA ULTIMATO - A IGREJA EM MISSÃO
Ultimato celebra a igreja em missão, a missão da igreja e o movimento missionário brasileiro, cuja história é quase tão longeva quanto a do Brasil.

Ao longo de mais de 10 páginas, o leitor vai encontrar parte das palestras do 10ª edição do Congresso Brasileiro de Missões (CBM 2025), que aconteceu em outubro, em Águas de Lindóia, SP, e lerá,
no "Especial", um painel com uma avaliação ampla e crítica do movimento missionário brasileiro.

É disso que trata a
edição 416 de Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Vozes Femininas no Início do Protestantismo Brasileiro – A religiosidade, o papel feminino, as denominações e suas pioneiras, Rute Salviano Almeida
» Casas de Chá – As Mulheres do Distrito da Luz Vermelha, Shine LEE
» A contribuição de Nellie Ernestine Horne para a educação de moças no início do século 20, por Catarina Maria C. dos Santos

Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.