Prateleira
09 de dezembro de 2009- Visualizações: 4358
4 comentário(s)- +A
- -A
-
compartilhar
Ultimato e a Conferência do Clima, em Copenhague
Aconteceu, na segunda-feira, data do início da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, na Dinamarca, algo raro na mídia. Por iniciativa do jornal inglês The Guardian, 56 jornais de várias partes do mundo publicaram o mesmo editorial. O Le Monde, na França, o Clarín, na Argentina, e dois grandes jornais no Brasil (Zero Hora e Diário Catarinense) publicaram o editorial. O texto faz um apelo aos quase duzentos líderes reunidos na Conferência do Clima, em Copenhague, para que haja decisões concretas e necessárias em favor do meio ambiente.
E, por falar em ambiente, o que os cristão têm a dizer? Há uma ética ambiental “divina” nos Evangelhos? São estas algumas das questões abordadas em Jesus e a Terra, leitura urgente nestes dias. Apenas para degustação, duas passagens da obra: “Para fazer a vontade de Deus na terra assim como é feita no céu é necessário desafiar as estruturas injustas, sejam elas políticas ou econômicas, e insistir no comércio justo e em métodos sustentáveis de produção de alimentos e combustíveis. A ligação do céu à terra requer isso.”
“O respeito pela terra e pela totalidade da criação é, ou deveria ser, a marca de qualidade da fé bíblica. Se um fio de cabelo não escapa à atenção de Deus e se um pardal não cai sem a presença do Pai bondoso, então ventos fortes e nuvens carregadas, que indicam alterações devastadoras do clima, não podem passar despercebidos a Deus ou a seu povo.”
Ultimato adere ao protesto e publica abaixo o editorial "Uma escolha para a história".
Siga-nos no Twitter!
UMA ESCOLHA PARA A HISTÓRIA
Hoje, 56 jornais de 44 países dão o passo inédito de falar com uma só voz, por meio do mesmo editorial. Tomamos essa atitude porque a humanidade enfrenta uma séria emergência.
Se não nos unirmos para tomar uma ação decisiva, as mudanças climáticas devastarão nosso planeta, acabando também com nossa prosperidade e nossa segurança. Os perigos têm se tornado evidentes há uma geração. Agora, os fatos começaram a falar por si: 11 dos últimos 14 anos foram os mais quentes já registrados, o gelo do Ártico está derretendo e a alta nos preços do petróleo e dos alimentos no ano passado é um exemplo do caos que pode estar por vir. Nas publicações científicas, a questão não é mais se os seres humanos devem levar a culpa pelo que está acontecendo, mas quão curto é o tempo que temos para reduzir os danos. Até aqui, a resposta mundial tem sido fraca e sem entusiasmo.
Leia aqui o editorial na íntegra.
09 de dezembro de 2009- Visualizações: 4358
4 comentário(s)- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Prateleira
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Abuso: uma morte por mil cortes
- “Mas por que essa criança não falou antes?”
- Compreendendo a diáspora como dimensão missionária
- Vem aí o Congresso JUVEP 2026
- Rage bait versus perdão e reconciliação
- Dietrich Bonhoeffer em 2026
- Ultimato - uma história possível [no passado e no futuro] com você
- Preparando o coração para as eleições de 2026
- Missão integral centrada no evangelho – em Atos?
- Saúde integral para o bem-estar é tema da próxima live do grupo Ethica, Sola Gratia
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Ultimato de julho no forno
As controvérsias de Jesus
Como se pode não falar de Deus depois de Auschwitz?
Ultimato 50 anos: comemorar é trazer à memória






