Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Sinais do reino de Deus na saúde pelo mundo

Por Phelipe Reis

No Congo, um experiente médico ginecologista coordenou uma equipe que desenvolveu um tratamento específico para mulheres vítimas de estupro. Ele atendeu mais de 50 mil mulheres, se tornou um conhecido militante, denunciando o uso do estupro como arma de guerra, e ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2018. No Líbano, uma equipe de brasileiros composta por três dentistas, seis médicos e quatro voluntários atendeu cerca de 1200 refugiados sírios em Zahlé, durante uma viagem de curto prazo. No Burundi, um dos países mais pobres da África, um médico cirurgião e sua equipe atendem 25 mil pacientes por ano. Pelo trabalho desenvolvido, ganhou o prêmio Gerson L’Chaim no valor de 500 mil dólares.

Casos como esses e tantos outros, públicos ou anônimos, premiados ou não, podem ser considerados sinais do reino de Deus no mundo. É nessa perspectiva que o XI Congresso Nacional do Médicos de Cristo aborda o tema “Sinais do Reino de Deus na Saúde: Vocacionados para transformar e promover justiça social”. O encontro acontece entre 29 e 31 de março, na igreja Batista Sião, em Salvador, Bahia, e é voltados para médicos, dentistas, residentes, acadêmicos, técnicos e demais profissionais que atuam na área da saúde.

O acesso à educação preventiva e serviços em saúde ainda é difícil para muitas pessoas ao redor do mundo. Pelo menos metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde e as populações com acesso gastam grande parte do orçamento com despesas médicas. No Brasil, a população enfrenta o problema da escassez ou ausência de médicos em diversas regiões. Embora o Brasil supere o parâmetro ideal da OMS, de 1 médico para cada mil habitante, o problema consiste na distribuição desigual pelo território brasileiro. Outro agravante para o sistema público de saúde é o envelhecimento da população. Em 2016, 26 milhões de habitantes tinham mais de 60 anos. Como nessa faixa etária os problemas de saúde se tornam mais recorrentes, isso representa um alto custo para a saúde pública.

O tema do congresso do Médicos de Cristo traz à tona a importância da vocação dos cristãos que atuam na área da saúde, promovendo transformação e justiça social, uma vez que o direito à saúde é considerado um dos direitos fundamentais, por estar interligado ao direito à vida e à existência digna. A programação conta plenárias, palestras, oficinas e discussões em pequenos grupos. Entre os preletores, estão Soraya Dias, médica pediatra, de Belo Horizonte, MG; Paula Maia, médica de família, de Campina Grande, PB; Silas Silva, pastor, de Salvador, BA; dentre outros.

Serviço
O que: XI Congresso Nacional do Médicos de Cristo.
Onde: Igreja Batista Sião, Salvador, Bahia.
Quando: 29 a 31 de março de 2019.
Mais informações aqui.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.