Opinião
11 de janeiro de 2023- Visualizações: 8197
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Por que o cristianismo faz sentido
Por Timóteo Carriker
Não é exagero. Tom Wright é simplesmente o meu autor favorito. Tenho mais de vinte livros dele e li todos. Por eles, impressionei-me profundamente, tanto em termos de aprendizagem intelectual quanto em termos de intensificar a minha devoção a Jesus Cristo e confiança na Palavra de Deus. Suas credenciais não deixam ninguém lhe colocar defeito: chamado ao ministério aos 8 anos, professor de Novo Testamento durante anos na escola mais prestigiosa do mundo, a Universidade de Oxford, na Inglaterra, bispo de Durham, o maior estudioso do Novo Testamento da atualidade e homem de fé com uma missão de transmiti-la com clareza. É difícil recomendar um livro deste autor sem avisar o leitor da joia que tem em mãos.Agora, ao livro. Simplesmente Cristão é simplesmente incrível. O maior estudioso do Novo Testamento condensa, sintetiza e comunica com clareza o conteúdo de uma vida de estudo e dos seus mais de quarenta livros. Dizem, e eu concordo com entusiasmo, que este é o livro que substituirá o clássico da apologética cristã de C. S. Lewis, “Cristianismo Puro e Simples”, publicado originalmente em 1952. Embora os livros de Lewis e Wright tenham o mesmo propósito – a esclarecer os fundamentos da fé cristã –, Simplesmente Cristão adota uma estratégia diferente, levando em conta o leitor pós-moderno.
Na primeira parte, Wright começa com uma série de perguntas comuns a toda a humanidade: Por que as pessoas anseiam pela justiça? Por que temos sede de espiritualidade? Por que desejamos relacionamentos? Por que a beleza não nos satisfaz completamente? E responde: Porque somos seres humanos criados por Deus e para Deus. Porque somos filhos que esperam pelo nosso Pai.
Com estas perguntas em mente, na segunda parte o autor nos leva numa jornada pela história da Bíblia ao encontro dos temas Deus, Israel, a expectativa do reino de Deus, Jesus, o Espírito e a vida pelo Espírito. É um resumo fantástico e profundo!
Finalmente, na terceira parte o autor apresenta a sua compreensão da vida humana debaixo do senhorio de Jesus, uma vida vivida no aqui e agora, solidária com a transformação do mundo em que vivemos, um mundo já em processo de transformação pela ação de Deus na história humana por meio da morte e ressurreição de Jesus.
O autor insiste que a fé cristã se baseia na história, e não em fábulas, isto é, que Jesus viveu, morreu e ressuscitou, e que a ressurreição é o evento central na recriação por Deus do nosso mundo caído. Insiste que os cristãos são participantes ativos no desdobramento futuro do plano de Deus, cada um com o seu papel específico. Insiste na existência de um mundo espiritual que se cruza com o mundo histórico por meio do culto, da oração, da leitura da Bíblia e dos sacramentos. Como cristãos, somos chamados para ser lugares onde estes dois mundos se cruzam, onde a luz de Jesus brilha. E Wright enfatiza o lugar essencial do perdão na vida cristã, quando Deus perdoa o nosso pecado e nós perdoamos uns aos outros, como a oração do Pai-Nosso ensina.
Simplesmente Cristão comunica tudo isso sem o uso de chavões pouco conhecidos pelos não-cristãos. Não conheço outro autor que consiga expressar de modo tão claro, profundo e belo a verdade da fé cristã.
> Artigo publicado originalmente na seção “Vamos ler!”, da edição 313 da revista Ultimato.
> Artigo publicado originalmente na seção “Vamos ler!”, da edição 313 da revista Ultimato.
- Timóteo Carriker, professor em diversas escolas de teologia e de missões, foi o editor da Bíblia Missionária de Estudo, da Sociedade Bíblica do Brasil. É autor de, entre outros, O Propósito de Deus e a Nossa Vocação, O Que é Igreja Missional, Trabalho, Descanso e Dinheiro e A Visão Missionária na Bíblia.

A BÍBLIA NÃO ERRA. OS LEITORES, NEM TANTO | REVISTA ULTIMATO
O Ano-Novo é sempre uma oportunidade de renovação de votos. E não há voto mais importante e definidor para 2023 do que o propósito de se expor regularmente à Palavra de Deus, por meio da leitura das Escrituras. A Bíblia deve ocupar lugar central em nossa vida e na vida da igreja.
A matéria de capa desta edição não só incentiva o leitor à leitura regular da Bíblia, mas também o encoraja a aceitar o desafio de olhar reverentemente para as Escrituras como “um diário de Deus”, a partir da “chave” do amor.
Saiba mais:
» Eu Creio. E Agora?, N. T. Wright
» O Deus Que Eu Não Entendo – para compreender melhor algumas questões difíceis da fé cristã, Christopher Wright
» Cristianismo Básico, John Stott
11 de janeiro de 2023- Visualizações: 8197
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Amor indefinido
Pornografia – a oferta que não cumpre o que promete
O perigo dos livros populares em pequenos grupos
Por uma leitura não ideológica da Bíblia – nem leitura androcêntrica, nem vitimocêntrica





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)


