Notícias
25 de outubro de 2006- Visualizações: 3389
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Mundo pós-moderno venera santíssima trindade econômica
(ALC) O neoliberalismo, a tecnologia e a globalização são a santíssima trindade da era pós-moderna, que expande seus tentáculos pelos meios de comunicação de massa para o domínio cultural do mundo, disse a vice-reitora acadêmica da Universidade de Tijuana, Martha Nélida Ruiz Uribe, do México. Ruiz Uribe proferiu palestra na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na quinta-feira, 19, a convite do curso de Ciências Sociais. “Trata-se de um processo cultural, de exportação da cosmovisão dos estadunidenses para o resto do mundo sobre a maneira de ver a vida”, afirmou a professora, que tem doutorado em Comunicação pela Universidade de Havana.
Os Estados Unidos tentam impor um sistema de valores e consumo do “America way of life made in Hollywood” para a instauração de uma nova ordem econômica trabalhista internacional, assinalou a pesquisadora mexicana.
Trata-se de um modelo corporativo supranacional liderado pelos Estados Unidos, que pretende dividir o mundo em diversas categorias de países, desde países escravos e os em vias de extinção, até países industriais e maquiadores de produtos.
Nessa nova ordem a América Latina entra no bloco dos países maquiadores, que ficam com a tarefa de montar produtos com peças e artigos vindos de outras partes do mundo.
O sistema promovido pela santíssima trindade da pós-modernidade promove o hiperconsumo. “Já não estamos consumindo realidade, mas representações simbólicas, e isso é ilimitado”, denunciou a vice-reitora acadêmica da Universidade mexicana.
A educação é um importante setor ao qual o sistema procura recorrer para impor os seus propósitos. Isso se dá no corte de recursos públicos para a educação, na instalação de uma nova cultura educativa-empresarial que favorece a competência, a competitividade e a criação de um discurso desideologizado e puramente racional.
Nélida Uribe prevê o surgimento de uma nova geração de seres humanos despolitizados, individualistas, competitivos, resignados aos ditames do mercado, e o aparecimento de um exército de reserva intelectual.
A pesquisadora mexicana apontou as contradições que esse sistema traz implícito. Se os Estados Unidos são ultraliberais na economia, são, em contrapartida, ultraconservadores no social. Outro paradoxo é que a tecnologia poupa tempo ao mundo produtivo, enquanto que as pessoas envolvidas no mercado formal não têm tempo para nada, além do trabalho.
Fonte: ALC Agência de notícias
25 de outubro de 2006- Visualizações: 3389
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Crise humanitária se agrava no Sudão, Sudão do Sul e na Somália
Mulheres sem véu incitam crime sexual, afirma xeque árabe
Lista Mundial da Perseguição completa 30 anos revelando os 50 países mais hostis ao cristianismo. Em 2023, Coreia do Norte volta ao topo da lista





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)


