Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

"Juntos pela Bahia" reúne igrejas e organizações para dar assistência a municípios afetados por enchentes

Por Raquel Rocha e Paloma Oliveira 
 
Quando as luzes começavam a enfeitar as cidades, as lojas e as casas recebiam pinheiros rodeados de presentes, e cada família se preparava para celebrar a vida ao lado de quem ama, numa mesa recheada com um grande banquete; a chuva começava a cair na Bahia. Era início de dezembro, o mês que marca o reencontro dos amigos e familiares, conhecido pelas festas e recepção de um novo ano, mas não foi assim para as mais de 965.643 pessoas atingidas pela chuva na Bahia.
 
Na véspera de natal, um grande volume de chuva atingiu 116 municípios baianos, deixando muitos desalojados e feridos. Em janeiro, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), já contabiliza 190 cidades em estado de emergência, 92.462 desabrigados ou desalojados, 523 feridos e 27 mortos, segundo dados mais recentes. Ao menos dez barragens espalhadas pelo estado romperam, entre elas, a barragem do distrito de Iguá, que pertence à cidade de Vitória da Conquista e está localizada a 58 km do município de Itambé, gravemente afetado pelas enchentes. 
 
“Em Itambé a devastação foi muito grande. Duas ruas que ficavam à margem do rio foram totalmente tomadas pelas águas e as casas foram abaixo”, conta Sinvaldo Queiroz, pastor na Igreja Batista da Cidade, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.
Motivado pelo pedido de socorro para a cidade de Ibicuí, atingida pela chuva – recebido por mensagem no feriado de natal (25/12), e pelo lamento da noiva que estava com o casamento marcado para o dia seguinte, no qual seria o celebrante – Queiroz mobilizou alguns membros da comunidade que pastoreia e a colocou à disposição para ajudar os atingidos. “Eu respondi: [Carol], cuida do seu casamento, vai viver seu momento de noiva, porque a sua igreja começa, a partir de agora, a ser resposta para o que Deus quer fazer nesse tempo”, relata.
 
Na primeira semana de campanha realizada pela Igreja Batista da Cidade, inúmeras igrejas do Brasil entraram em contato disponibilizando ajuda financeira para arrecadar os recursos necessários para assistir famílias atingidas. E foi esse movimento que conectou a igreja e a Casa da Vida às instituições Aliança Evangélica Brasileira e Vocare. 
 
Com a mobilização dos voluntários, a Casa da Vida se tornou uma base onde os voluntários fazem suas refeições e têm contato com os hóspedes que também se envolvem com o projeto. Enquanto cumprem a missão de cuidar dos entes queridos internados, eles se envolveram na missão de levar esperança pro povo baiano.
 
Entre os dias 2 e 17 de janeiro, 45 voluntários chegaram ao sudoeste baiano enviados pela Aliança, são nove estados representados: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. O total de voluntários cadastrados já ultrapassa a faixa de setenta pessoas, incluindo membros da comunidade de Conquista. 
 
“Eles deixaram as férias e vieram somar esforços com a gente no intuito de levar donativos, levar um abraço, afeto, a boa notícia do evangelho e provocar suas igrejas para que elas se tornassem mantenedoras dessa missão”, afirma Queiroz. 
Ação Juntos pela Bahia 
Para Cassiano Luz, diretor da Aliança, tragédias como essa têm essa propriedade de despertar em algumas pessoas, que talvez estão acomodadas com a estabilidade, uma inquietude. “Deus, não me deixe de fora do que o Senhor está fazendo no mundo”, a frase da missióloga e teóloga Analzira Nascimento representa um desses anseios dos voluntários do movimento. 
 
“Uma vez eu ouvi que Deus não orquestra as tragédias, mas faz maravilhas através delas. Quero voltar com essa sensação, de que Deus fez maravilhas. Nossas vidas foram marcadas por cada abraço, por cada lágrima, mas com a convicção de que esse povo será transbordado pelo rio de águas vivas”, relata Larissa Franco, voluntária da cidade de Goiânia, GO. 
 
A primeira etapa da missão “Juntos pela Bahia” tinha em vista questões mais emergenciais, como a distribuição de água, alimentos, roupas íntimas, produtos de limpeza, dentre outros. Em quinze dias de ação, chegou a 23 o número de localidades atendidas, cerca de 5.878 quilômetros rodados. Além disso, 15 mil litros de água Mineral, 5 mil quilos de alimentos, 100 bacias, 39 camas, 1,5 tonelada de frango, 60 kits banho/cama, 200 kits higiene, 126 kits limpeza foram distribuídos para a população atingida pela chuva nesses municípios. 
 
Mas a ação dos voluntários não está reduzida apenas às doações materiais, o tempo e a escuta também são parte desse trabalho. Alessandra, moradora do povoado de Caiçara, pertencente ao município de Conquista, foi uma das pessoas assistidas também pela escuta. "Tem hora que a gente só precisa de uma pessoa pra abraçar, sentir um conforto. A gente não precisa de ajuda só de alimento aquelas coisas, não. A gente precisa de uma pessoa que ouça a gente, que possa limpar o coração da gente”, desabafa. Alessandra mora com as filhas na casa da mãe e está à espera de mais um bebê. Ela, que já estava em uma situação financeira complicada, viu tudo piorar com as fortes chuvas. 
 
A partir de agora, a segunda etapa se concentra na reconstrução/reformas de algumas casas, mas para isso, a ação precisa de parceiros para apoiar a pavimentação da esperança em solo baiano. Para Cassiano Luz, é no serviço aos mais necessitados que a igreja sinaliza o seu papel na sociedade, mostrando sua relevância nos momentos em que o mundo precisa da sua atuação. “Esse é o melhor caminho, o caminho mais seguro, mais efetivo de construção da unidade”, afirma. 
Por isso, a ação “Juntos pela Bahia”, faz o convite a pastores, líderes, pastoras, membros das igrejas e outras organizações de apoio à igreja que se juntem ao movimento. O objetivo é construir uma aliança cada vez mais forte em torno, sobretudo, da diaconia e do serviço àqueles que mais necessitam.
 
Instituições envolvidas
A Igreja Batista da Cidade é uma comunidade evangélica localizada na cidade de Vitória da Conquista, BA. Sua visão é ser uma comunidade cristã essencialmente relacional, relevante em todas as suas atividades, socialmente engajada, comunicando o evangelho do reino para o homem todo em todo tempo e espaço, tendo como missão comunicar o evangelho todo para toda a cidade.
 
A Casa da Vida é uma instituição filantrópica que tem por finalidade acolher, orientar e assistir os acompanhantes de pacientes internados no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) provenientes de outras cidades. Tendo em vista as experiências anteriores com trabalhos de capelania prestados ao HGVC e as necessidades desses acompanhantes, que em geral não possuem recursos financeiros, a Igreja Batista da Cidade pensou em uma casa que pudesse servir àqueles que carinhosamente cuidam dos seus enfermos.
 
A Aliança Cristã Evangélica Brasileira existe para fomentar a unidade cristã, estimular parcerias a serviço da missão de Deus e ser voz profética para o Brasil. Com a visão de ser uma plataforma relacional de igrejas, organizações e pessoas, a Aliança manifesta a unidade da igreja através do testemunho visível de amor e serviço no evangelho de Jesus Cristo.
 
O Vocare é um movimento de despertamento vocacional para a missão de Deus, sob a liderança da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), que reúne organizações missionárias que levam a sério a juventude e também a experiência espiritual do chamado de Deus que afeta a vida toda em todas as dimensões. Diante disso, disponibiliza a Trilha do Vocacionado, que tem o objetivo de orientar e auxiliar os jovens que querem desenvolver as suas vocações.
 
• Paloma Oliveira, fotógrafa, realizadora audiovisual e graduanda em cinema. Faz parte da equipe de Comunicação da Igreja Batista da Cidade, além de atuar em projetos culturais locais.@palomaoliveira.ph.
 
• Raquel Rocha, jornalista e pós-graduanda em jornalismo esportivo. Faz parte da equipe de música Som da Cidade, da igreja Batista da Cidade, além de atuar em projetos de comunicação e imprensa local. @ilemos.r.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.