Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Jovens indígenas evangélicos: a “quarta onda” está chegando?

Por Lissânder Dias

Em tempos de conexões digitais, jovens indígenas evangélicos no Brasil e em outros países da América do Sul estão mobilizando-se para atender ao chamado de Deus para eles. Desde 2013, já acontece em nosso país um evento chamado CONPLEI Jovem, que reúne até 1.500 pessoas para ouvir e interagir sobre vocação. A novidade é que nos últimos três anos jovens indígenas do Paraguai, da Bolívia, do Peru e da Colômbia também estão se mobilizando. Na Bolívia já ocorreu um evento com 150 pessoas, e no Peru, com trezentas. A conectividade via redes sociais tem fortalecido os vínculos presenciais e potencializado o que o missionário Joshua Chang denomina de “quarta onda”. Explicando: a “primeira onda” foi quando os missionários estrangeiros iniciaram a evangelização dos indígenas; na “segunda onda” os brasileiros assumiram a liderança; e na “terceira onda” foram os próprios indígenas. A “quarta onda” é a juventude indígena assumindo não somente a evangelização de outros indígenas, mas de todas as nações. Para isso, eles estão saindo de seus locais de origem para estudar. Segundo estimativa de Chang, há pelo menos cem jovens indígenas tentando entrar em universidades. Há também outros que já se formaram e exercem papel de liderança. O CONPLEI é o Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas.

Notícia originalmente publicada na edição 387 de Ultimato.

>> Conheça o livro A Questão Indígena – Uma Luta Desigual, de Isaac Souza e Ronaldo Almeida Lidório, org.

Leia mais
» O valor da cultura indígena e o evangelho
» A primeira revista de 2021
Lissânder Dias é jornalista e colaborador da revista Ultimato. É editor do blog Fatos e Correlatos (fatosecorrelatos.com.br), onde publica poesias e crônicas. Trabalha como assessor editorial da UniCesumar, em Maringá (PR).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.