Opinião
09 de julho de 2021
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Hildegarde de Bingen e a vaidade feminina
Por Lidice Meyer P. Ribeiro

Assim, todo cuidado era pouco. Quais eram os limites com a aparência? Seria pecado ir ao cabeleireiro, fazer mechas, tingir ou fazer uma escova? Seria pecado usar uma jóia ou uma bijuteria bonita? Qual a roupa adequada para ir a um culto? Seria pecado entrar na casa do Senhor de salto 10 e uma bolsa Chanel, mesmo que falsificada? Maquiagem, então… nem pensar! Se não, poderíamos ser confundidas com Jezabel, que pintava os olhos (2 Rs 9.30)!
Mas se a Bíblia não se contradiz, como seria possível então que Ester tenha passado seis meses se perfumando com mirra e mais seis meses com outros perfumes, além de gostar de se adornar com trajes de gala (Et 2.12, 5.1)? Rebeca usava as jóias de sua falecida sogra, Sara (Gn 24.22,30,47,53), apesar de o texto de Pedro citá-la como exemplo. E Rute, que para se aproximar de Boaz se perfumou e colocou seu melhor vestido? A noiva de Cantares de Salomão, equiparada à igreja na teologia, se adorna com brincos, colares e perfumes (Ct 1.10-13).

O problema, portanto, não está em proibir o uso de adornos, mas sim no peso que se dá ao cuidado à aparência. Quando uma mulher cristã gasta mais tempo, dinheiro e esforço cuidando de sua aparência e se esquece de cultivar os frutos do Espírito, a balança se desequilibra. Não é pecado ser vaidosa e gostar de se arrumar. Torna-se pecado quando isso nos impede de ver as pessoas ao nosso redor e de refletir nelas o amor de Deus. Equilíbrio é a palavra-chave. Já dizia o apóstolo Paulo: “fazei tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31).
• Lidice Meyer P. Ribeiro é doutora em Antropologia e professora convidada na Universidade Lusófona, Portugal.
Imagem: vitral mostrando Hildegarda de Bingen. Autoria: Wolfgang Sauber. Disponível em Wikimedia Commons.
Imagem: vitral mostrando Hildegarda de Bingen. Autoria: Wolfgang Sauber. Disponível em Wikimedia Commons.
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Lidice Meyer P. Ribeiro é doutora em Antropologia e professora na Universidade Lusófona, Portugal.
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