Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

ABU Editora 50 Anos: Fé que Dialoga

 Celebração ocorrerá no dia 17 de maio e contará com visitantes especiais e o relançamento do livro “Crer é também pensar - o lugar da mente na vida cristã” de John Stott.

Por Gustavo Marchetti Corrêa Carneiro

Os desafios que enfrentamos hoje não são os mesmos de 50 anos atrás. Evidentemente, nossas igrejas não são as mesmas, nossos jovens não são os mesmos, nossos estudantes e profissionais não são os mesmos. É fato que a igreja evangélica vivenciou um crescimento exponencial, influenciando política, econômica e culturalmente a realidade brasileira. As novas redes sociais desafiam nosso comportamento e democracias, redesenham nossa percepção, associações sociais e organizações políticas. Os papéis sociais reconfiguram-se. 

É nesse contexto que celebramos os 50 anos de vida da ABU Editora: uma organização que busca se renovar, a fim de guardar e encarnar essa Palavra. Em meio a diversas informações, nas mais diversas mídias, a ABU Editora se dispõe a fornecer uma literatura de qualidade e que responda às necessidades dos estudantes nos dias atuais, buscando manter-se relevante para Igreja e sociedade, por meio do serviço ao próximo e da evangelização.

Aproximamo-nos do evento especial de relançamento do livro “Crer é também pensar - o lugar da mente na vida cristã”, de John Stott, que ocorrerá no dia 17 de maio, na Comunidade da Vila (Rua Cardeal Arcoverde, 2796 - Pinheiros, a 160 metros da estação de metrô Faria Lima), às 18 horas, com a presença de Alberto Diniz, engenheiro e professor na Universidade de Brasília (UnB) e presidente da ABUB e da ABU Editora; Gustavo da Hora, ex-editor na ABU Editora e pastor na Comunidade da Vila; e Patrícia Schuindt, psicóloga e ex-membro da ABU e ABP São Paulo, além do músico e compositor Glauber Plaça

O evento marca também a celebração dos 50 anos da ABU Editora, uma história que segue sendo escrita. Chegar a esta marca é uma vitória a ser celebrada. Podemos nos perguntar: o que é possível dizer do que virá a seguir? Quem nos fala sobre isso é a jornalista e editora Ana Claudia Braun Endo, muito bem acompanhada por Alberto Diniz, que ocupa a função de presidente da ABU Editora e da ABUB.

Como tem sido o trabalho na ABU EDITORA neste último ano?
Ana: Bom, primeiramente é preciso dizer que temos tido a honra e a alegria de vivenciar um tempo histórico na ABU EDITORA com a revitalização de nosso catálogo. Olhamos para cada livro publicado anteriormente, autores de enorme prestígio, e criamos uma nova “roupagem” editorial. São livros de autores como John Stott, Francis Schaeffer, John White, Dionísio Pape, Paul Freston, Vinoth Ramachandra, Ziel Machado, Valdir Steuernagel, Alexandre Brasil, dentre outros. 
 
Alberto: Sim, tem sido um tempo de alegria e privilégio em servir. A série “A Bíblia Fala Hoje”, com comentários de textos bíblicos, está sendo revitalizada e ganhará nova capa! São autores do porte de John Stott, Ramachandra, Wilcock, Ronald Wallace, só para citar alguns. Recentemente, recebemos o livro “Estudo Bíblico Indutivo”, da Tonica (Antônia Leonora van der Meer). Com seus mais de 80 anos, muitos dos quais ligados à missão, ela recebeu o novo livro em mãos, a partir de uma visita realizada por alguns membros da equipe na casa dela, no interior do Paraná. Este foi um momento emocionante para todos. 
 
Qual a visão da Diretoria Nacional para a ABU EDITORA?
Alberto: Queremos disponibilizar materiais de qualidade aos nossos estudantes e profissionais. Desejamos que a ABU EDITORA seja (re)conhecida por livros de autoras e autores célebres que fazem e/ou fizeram diferença no pensamento missional da igreja contemporânea na missão estudantil. Estamos falando em termos de Brasil, mas muitos exercem trabalho na América Latina e em outras partes do mundo. Sobretudo, desejamos que nossos livros tenham um preço acessível para o estudante.

O que temos de novidade hoje?
Ana: Sem dúvida alguma, o (re)lançamento do livro “Crer é também pensar - o lugar da mente na vida cristã”, de John Stott. Demos novo espaço ao subtítulo, pois ele traz uma informação extremamente relevante para nosso contexto. O livro ganhou novo prefácio, escrito por Alberto Diniz, justamente neste contexto de celebração dos 50 anos da ABU EDITORA; um texto do secretário geral da ABUB, Thiago “Mouse” Oliveira; além de um posfácio do Ziel Machado (que liderou tanto o movimento estudantil no Brasil, quanto internacionalmente), contando sobre o tempo em que ele e outros estudantes convidados receberam mentoria do uncle John. Muitos outros textos anteriores foram mantidos, para contar esta rica história.

O que é possível dizer do que virá a seguir?
Ana: Alguém que chega aos seus 50 anos deseja continuar ágil e com os músculos fortalecidos, então é preciso também olhar adiante! Precisamos nos renovar, em termos de catálogo, com esta nova “roupagem” sobre a qual falamos, mas também desejamos seguir adiante. Queremos nos fortalecer com novas publicações que, eventualmente, sejam traduzidas,  quanto de materiais de autores brasileiros que servem no contexto da missão. 

Alberto: Nos próximos dois meses, desejamos lançar o livro “Mais lutas do que glórias”, um texto rico que foi escrito pela Betinha (Elizabeth Sales Coutinho de Barros, missionária que faleceu há pouco mais de 50 anos, a caminho de um Congresso). Também (re)lançaremos o livro “Salmos - Orações do coração”, de Eugene Peterson.
 
Ana: Vou dar um spoiler! Este livro do Peterson tem um prefácio incrível do pastor, músico e compositor Gérson Borges. Faz muito sentido ter pessoas assim por perto, uma vez que, além de ser um estudioso de Peterson, ele é um incentivador dos abeuenses lá na Comunidade de Jesus, em São Bernardo do Campo. Desejamos lançar este material agora no ENAA (Encontro Nacional de Assessores Auxiliares) e colocá-lo à disposição para os encontros formativos do movimento.

Por que é importante ter uma casa publicadora diretamente ligada ao movimento estudantil? 
Alberto: É importante que o movimento estudantil esteja vinculado às Escrituras, à Igreja e a uma ação missionária e profética relevante para o seu tempo e realidade. Se podemos ter uma Editora que se alie a essa visão e forneça uma literatura de qualidade em sintonia com os anseios dos universitários e dos estudantes de ensino médio (que são o foco da ABUB), a missão estudantil, que é o nosso corpo, continua fortalecida. No caso da ABU Editora, temos uma sintonia fina com muitos autores que contribuíram e ainda contribuem diretamente com o corpo estudantil, como é o caso de John Stott, que deixou escrito este seu desejo. Isto é um legado incrível!

Qual a principal vocação da ABU Editora para a igreja brasileira?
Ana: Vou replicar aqui o que está publicado em nosso último livro, “Crer é também pensar”, daquilo que entendemos como nossa vocação: “Equipar estudantes para que vivam e compartilhem o evangelho em suas universidades e escolas, promovendo uma fé que transforma tanto suas vidas quanto os contextos onde estão”. Esta fala foi criada pelo próprio corpo estudantil. A ABU Editora só faz sentido porque temos uma sintonia fina com o movimento liderado pela ABUB. Alcançando estudantes de todas as idades, professores e profissionais, alcançamos um público potencial por transformar a Igreja brasileira!

Celebrem conosco os 50 anos da ABU Editora, a vivacidade do ministério estudantil cristão, sua vocação na igreja, universidade e sociedade. Por todas as páginas a serem publicadas e por todas as páginas da história que estas possam inspirar, celebremos a Deus, o Senhor da história, para que este momento editorial seja elemento transformador na vida das pessoas e instrumento para tornar conhecido o vislumbre de Sua Glória. 

  • Gustavo Marchetti Corrêa Carneiro atua como obreiro de campo na Aliança Bíblica Universitária do Brasil.

REVISTA ULTIMATO – LIVRA-NOS DO MAL
O mal e o Maligno existem. E precisamos recorrer a Deus, o nosso Pai, por proteção.

O que sabemos sobre o mal? A que textos bíblicos recorremos para refletir e falar do assunto? Como o mal nos afeta [e como afetamos outros com o mal] e porque pedimos para sermos livres dele? Por que os cristãos e a igreja precisam levar esse assunto a sério?

É disso que trata a matéria de capa da edição 413 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
» 
RESENHA: Crer é também pensar
» 
Quem foi John Stott? Como começar a ler seus livros? 
» 
O Discípulo Radical, John Stott

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.