Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Uma palavra sobre Evangelização

Os protestantes são chamados de evangélicos e uma de nossas atividades mais comum é a evangelização, porém nem todos que fazem parte da igreja evangélica, evangelizam!

Entre os que promovem a evangelização encontramos os que o fazem pela proclamação verbal e os que o fazem pelo exemplo.

Os que fazem pela proclamação verbal, não se envergonham de praticá-la, porém muitos destes tem o evangelho na ponta de língua, mas suas vidas não demonstram-no; já os que o pregam com suas vidas, lembram de cor e salteado a máxima atribuída ao amigo dos animais, São Francisco de Assis: "Evangelize sempre e se necessário use palavras", porém muito desses omitem-se no anuncio verbal.

O correto mesmo não é "pregar o que vive", pois nem sempre todos os que pregam vivem o evangelho em sua totalidade, logo para os que creem nesta máxima aí, a proclamação limita-se ao que o proclamador vive. Todavia o certo mesmo é "viver o que prega", não limitando o anuncio do evangelho a nossas vidas, mas configurando nossas vidas ao evangelho.

Uma vez perguntaram a um pregador se ele vivia tudo o que pregava e sua resposta foi: A mensagem que prego é, e deverá sempre ser, mais nobre do que eu; sou desafiado por ela. Esse deve ser o sentimento que tem de haver em cada cristão, afinal a ordem de anunciar as Boas Novas foi impetrada a todos os discípulos de Cristo.

Nós evangélicos temos o hábito de fazer apelos após nossas preleções para quem quer aceitar Jesus e consideramos que quando alguém atende aos nossos apelos (que em alguns casos são infelizmente insistentes) esta pessoa se converteu, a ponto de afirmamos "x almas de converteram". Não obstante o fato de que alguns desses que atendem os apelos o façam de maneira consciente, mas não podemos afirmar que tais pessoas se converteram, o máximo que podemos dizer é que elas aderiram o protestantismo.

Entretanto a conversão é uma experiência que só aqueles que nascem de novo podem experimentá-la e o momento em que esta experiência acontece não tem hora marcada, nem pode ser produzida, pois é um ato exclusivo de Deus e que aqueles que a vivem podem ou não percebê-la de imediato, porém a transformação que esta pessoa vive torna-se perceptível.

A evangelização tem quatro etapas: indo, fazei discípulos, batizai e ensinai.

A evangelização ocorre em movimento, logo não há um espaço próprio pra realizá-la, pois onde houver um coração sem Cristo, ali há um alguém que precisa ouvir as Boas Novas.

O objetivo da evangelização é o discipulado e não o proselitismo, logo não conquistamos pessoas para nossas igrejas ou pastores ou nossa visão, mas anunciamos Cristo e apontamos somente pra Ele e seu reino. O discípulo não ocorre numa classe de EBD ou num cursinho ou seminário que a igreja promova, mas nos relacionamentos entre os que já seguem as pegadas de Jesus.

O batismo não concede e nem garante a salvação de ninguém, afinal Jesus disse que "quem não crer será condenado", assim a salvação é uma questão de fé, logo o batismo é um símbolo da nossa fé e o símbolo não é um fim em si mesmo, mas sempre aponta para algo que transcende o símbolo, que no caso do batismo representa o sepultamento do velho homem, a purificação e a ressurreição com Cristo para um nova vida com Deus.

Todo discípulo de Jesus não está "pronto e acabado", assim necessita sempre aprender do evangelho, daqueles que já são discípulos de Jesus. O aprendizado é para vida toda e e aqueles que ensinam devem dedicar-se ao ensinado, por isso é as reuniões cristãos vivam a edificação, a maturidade cristã, que dá-se principalmente pela via do ensino.

Qual o fundamento da evangelização? O Senhorio de Cristo, afinal todo poder nos céus e na terra foram dados ao Senhor Jesus, logo podemos anunciá-Lo e suas Boas Novas em todo espaço da criação!

Sempre depois de um censo, nós evangélicos somos noticia acerca do crescimento do protestantismo e neste último do fenômeno dos evangélicos sem igreja, todavia muitos contentam-se com o grande número que compõe as Marchas pra Jesus, que em muitos casos não passam de "micaretas gospel", pois tais número atraem a atenção da mídia.

Pensando sobre isso pergunto-me se este aumenta deve ser motivo de contentamento, afinal o que vemos são multidões de discípulos de Jesus ou de adeptos? O que temos feito é evangelismo ou proselitismo? O que existe são seguidores de Cristo ou seguidores do pastor, bispo e apóstolo fulano de tal? Esta multidão de "crentes" tem suas vidas definidas em antes de depois de Cristo ou antes e depois de ter entrado na igreja A ou B?

(...)

Naquele que é a maior expressão do amor de Deus, o Evangelho em si...
 Texto completo aqui.
Arapiraca - AL
Textos publicados: 23 [ver]
Site: http://www.zebruno.wordpress.com

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta