Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Um Presente para você

O Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículos 26 a 38, contém uma das principais narrativas bíblicas. Deus resolveu cumprir Seu plano eterno e anunciou, através de um mensageiro, em detalhes bem específicos a uma insignificante e desconhecida moça, de nome Maria, moradora de Nazaré, que ela receberia um Presente muito especial, na verdade, ela seria a portadora do maior Presente que a humanidade já recebeu. Deus iria usar seu ventre para virar o mundo de cabeça para baixo, ou melhor, dividir o tempo e a história em antes e depois dEle.

Esse Presente era tão importante e aguardado, que já tinha sido prometido há muito tempo, por intermédio dos profetas Isaías, Jeremias e Miquéias. O pano de fundo da narrativa pode parecer pequeno e humilde demais para o grande esplendor do acontecimento. Maria estava compromissada a se casar com um homem chamado José, descendente de Davi. Mas, ao receber a visita do anjo Gabriel, ficou perturbada, e quem não ficaria? No início, ela se assustou com a notícia. No entanto, no final, ela disse: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Maria foi criada para uma finalidade: servir ao Senhor. Então, se o Senhor queria fazer um milagre acontecer através dela e trazer Aquele que salvaria o mundo dos seus pecados, Maria estava prestes a ser a destinatária da maior dávida que este mundo já experimentou. Que tipo de Presente seria esse? Então, Gabriel continuou: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo”. Maria daria à luz não apenas a um filho, mas ao Filho do Altíssimo - o próprio Deus. Deus seria colocado em seu ventre e começaria a crescer lá dentro.

Todo o conceito de dar à luz já é um milagre em si. Você já deve ter lido e estudado sobre a reprodução humana, quando um espermatozóide e um óvulo se unem, são fecundados, formam um embrião e todo o corpo humano se desenvolve no útero materno. Isso é o que chamamos de “milagre da vida”. Mas, o que Gabriel estava dizendo é que uma virgem daria à luz. Essa foi uma surpresa inacreditável! Deus iria enviar o Seu Filho para vir a este mundo, através do ventre de Maria - uma virgem humilde de Nazaré. O maior milagre estava para nascer. Daí, fico a pensar: Como é que um Deus tão grande e soberano, que enche todo o universo com a Sua glória, seria capaz de caber no ventre de uma pequena e simples moça, de um pequeno e simples vilarejo? A fim de provar esse milagre, Gabriel apontou para outro. Isabel, prima de Maria, também teria um filho. Agora, se Isabel, idosa e estéril, foi capaz de engravidar de seu marido Zacarias, então Maria, que ainda não havia tido relações sexuais com José, também poderia. Ambos foram e são verdadeiros milagres, “pois nada é impossível para Deus”. Mas não foi por isso que Deus a escolheu. A resposta está em uma única palavra: GRAÇA. O anjo simplesmente disse que ela era "altamente favorecida" - o que significa, literalmente, que ela foi "agraciada". Graça é favor imerecido. Maria percebeu que não merecia a escolha de Deus, mas estava submissa e ao mesmo tempo feliz por cumprir a ordem divina.

Quando nos comparamos a Maria, louvamos a Deus porque Ele também nos agraciou. Nós não merecemos o que Ele fez por nós, mas mesmo assim nos concedeu,de graça,o melhor Presente que alguém pode receber. A fim de resgatar o mundo perdido, o Salvador teria que nascer sem pecado e morrer pelos pecadores. A única maneira para isso acontecer, seria o próprio Deus se encarnar. Na verdade, foi este o maior evento da história – o próprio Criador e Sustentador de todo o universo, resolveu se tornar um de nós. Que milagre! Que Presente!

Toda a mensagem do Natal é sobre a generosidade de Deus. O Filho que nasceu de Maria fez muito mais do que ela fez. Este Homem Deus passou a sua vida inteira obedecendo às leis de Deus, em nosso lugar. Ele investiu Seu tempo para ensinar, pregar e curar os enfermos. Ele ressuscitou mortos e deu um novo sentido à vida de muitas pessoas. Quando cumpriu o Seu ministério terreno, foi enviado à cruz. Ele tomou o mundo inteiro em Seus ombros, simplesmente por nos amar demais. Morreu por Maria, por mim e por você, mas, ao terceiro dia, ressuscitou. Como Maria, devemos também engrandecer ao Salvador.

É por isso que nós celebramos o Natal. Jesus veio a este mundo para remover a culpa dos nossos ombros e nos tornar justos aos olhos de Deus, apesar dos nossos pecados. Isso é o que nos traz a alegria no Natal. Não é sobre o quanto nós damos, mas é sobre o quanto recebemos - o Primogênito de Maria e o Unigênito de Deus.

Talvez você já ouviu a história do Natal muitas vezes na sua vida e creio que ela não é nenhuma novidade, no entanto, não deixe que esse maravilhoso acontecimento deixe de surpreender você. Deus se fez homem através de uma virgem - para viver e morrer por nós! Que Presente maravilhoso! Celebre o Natal com alegria e entusiasmo. Jesus nasceu!
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 14 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.