Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sujeito mal-educado

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.- Mateus 11:25

A questão é se deveríamos ser bem-educados com aqueles que o tempo todo estão desrespeitando e pisando as coisas sagradas.

Será que gentileza geraria necessariamente gentileza?

A confusão está em se estabelecer como princípio fundamental padrões que nunca foram fundamentais.

Particularmente não tenho nenhuma dificuldade em compreender o "Deus do velho testamento". Por exemplo o Deus que ajudou Davi a derrotar Golias. Que por final lhe cortou a cabeça.

Esse Deus é o mesmo de João Batista, cuja cabeça também foi cortada por denunciar o comportamento imoral de um político de sua época.

João Batista não demonstrou gentileza com Herodes. Ele foi duro em suas palavras e isso lhe custou a vida.

Davi não foi gentil com os filisteus que oprimiam o povo israelita e zombavam de seu Deus.

Jesus não foi gentil com os fariseus e doutores da lei de sua época.

Ainda que a gentileza ou o convívio pacífico sejam valores desejáveis, não são fundamentais na ética cristã. Pois podem camuflar a covardia, que é um vício terrível. Anulando-se assim a coragem que é uma virtude não só cristã, mas abraçada por todas as civilizações.

Por que a coragem é tão importante? Se nosso Senhor não tivesse tido coragem para enfrentar Satanás e todos os sábios e entendidos de sua época, ele jamais poderia ter salvado os pequeninos. Sem coragem ele jamais teria subido o calvário.

Se Jesus tivesse se acovardado e se dobrado às imposições dos fariseus e dos romanos, ele jamais teria cumprido sua missão. Jesus não só continuou a fazer o que fazia no dia de sábado, não só continuou afirmando sua identidade de Filho do Homem, mas também chamou aqueles homens daquilo que eram: hipócritas.

Tudo isso causou inveja nas classes opressoras.

Jesus viu que as multidões estavam como ovelhas sem pastores.

Para os opressores os pequeninos eram "ralé que nada entende da lei". Não passavam de uma gente mal-educada.

É absurdo ver que os sábios e entendidos oprimem os pequeninos. Exigindo uma obediência cega. Por outro lado, é um alívio e uma grande alegria ver que Deus se revela a esses e não àqueles.

Sejamos inocentes, mas nunca ingênuos. Amar inimigos não significa ignorar sua existência ou tratá-los como amigos. Dar terreno para o inimigo é desamor para com os amigos.

Fatalmente um cristão que levanta sua voz para denunciar injustiças, que luta contra essas injustiças e não se dobra a elas será taxado de mal-educado.

Não há como não ser agressivo para defender aquilo que verdadeiramente nos é caro. Quem foi que disse que numa guerra um soldado tem de suprimir sua própria coragem e firmeza só para elevar sua gentileza?

Obviamente isso não significará render-se a injustiças e a enganos. Não. Mas virilmente combatê-las. Ainda que isso nos custe um dos maiores bens que recebemos de Deus - nossa própria vida.
Fürth - EX
Textos publicados: 293 [ver]
Site: http://teologia-livre.blogspot.de/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.