Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sem o Tom, só resta desarmonia

O Brasil é conhecido lá fora, dentre outras coisas, pelos bons músicos que levaram o tom da música popular brasileira além-mar. Dentre estes, encontra-se o tom de Tom Jobim o qual via as mulheres como alguém e não como algo. Tom, em alto e bom tom, elogiou a mulher brasileira em letra, poesia e música cantando assim: "olha que coisa mais linda, mais cheia de graça. É ela a menina que vem e que passa..."

Depois da época áurea da bossa nova e MPB quando prevaleceu o tom do Tom, ouvimos músicas desafinadas, com a falta de tom. A canção popular brasileira perdeu o Tom para dar lugar aos "bumbuns" e "rebolados" das chamadas "cachorras". Esta categoria musical exalta uma cultura sem tom e sem valores, pois transformou as mulheres de outrora "cheias de graça" em atuais "éguinhas pocotós". O besteirol musical sem tom que se tornou a música brasileira revela a alma de uma Nação doente, tanto espiritual como moral e politicamente. Esta enfermidade nasceu do sincretismo religioso quando outrora em terras brasileiras se misturaram o animismo dos índios com a idolatria católica vinda da Europa e o misticismo africano trazido pelos escravos. Sem a pretensão de moralizar, o sucesso de músicas como "Boquinha da Garrafa" e "Éguinha Pocotó" expõem o desprezo da nossa geração pelo belo, o bom e o bem que se manifesta pelo desrespeito à dignidade da pessoa humana. Pessoas mortas são apenas números estatísticos e manchetes televisivas. E a mulher cheia de graça, na canção sem tom, tornou-se apenas um objeto de satisfação do prazer masculino pronta a ser descartada pelo egoísmo machista. 

A falta de tom causa desarmonia não só na música, mas desafina todos os segmentos da vida humana. Por isso, Jesus veio "para nos dar vida e vida em abundância". Acredito que sua oferta visa restaurar no homem a harmonia da vida perdida pela falta de tom no Jardim do Éden por causa do pecado. Sem tom, só resta desarmonia. Sem tom, a vida desafina. Sem tom, é pura confusão.

Mas Cristo, o Senhor da música, pode reescrever nossa história compondo uma música no tom certo para que a melodia da vida seja de perfeita harmonia. 

Davi, o poeta, músico e rei, experimentou em sua vida o tom harmonioso do Senhor da música. Depois de muito desafinar, ele foi mudado para o tom certo e cantou a seguinte canção: "Deus me tirou de um poço de destruição (vida sem tom), pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor" (Sl 40.2-3). Assim como Davi, ao longo dos tempos, muitos têm experimentado um novo cântico em seus corações como fruto da graça e misericórdia de Deus. E você também pode experimentar isso!

Como está a música da sua vida? Sem tom? Sem melodia suave aos ouvidos de Deus? Então, busque o Senhor da música e entregue sua música nas mãos dEle. Só Jesus, o maravilhoso e sábio Compositor, pode colocar sua vida no tom certo e transformar sua canção num Concerto mavioso. 

Tom, o compositor, disse que “quando a menina passa o mundo sorrindo se enche de graça". Que assim também, sua vida transmita a verdadeira graça porque "muitos verão sua vida, ouvirão sua música, temerão, e confiarão no Senhor". Ao finalizar transcrevo a letra musical do Grupo Logos para que seja lida e vivenciada por todos nós, em alto e bom tom, pois só assim ninguém desafinará em tempo algum. "Se o meu povo que se chama por meu nome se humilhar, me buscar e deixar o mau caminho, arrependido. Então sararei suas feridas, e darei a minha vida, curarei até seu chão. Tirarei do rosto as lágrimas, enxugando-as no consolo de quem sabe perdoar." 

Deus nos abençoe!
Uberlândia - MG
Textos publicados: 12 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.