Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Pastores pintam Deus

Talvez o pastor não saiba, mas ele é um pintor que pinta um desenho para a sua congregação, e a partir desse desenho todos formam uma imagem mental do Deus altíssimo.

O ministro seleciona, distorce e cria características divinas de acordo com suas características pessoais. Assim, a congregação conhece Deus exclusivamente nesses desenhos.

Desenhamos o que aprendemos a desenhar.

A postura pastoral tem muito a ver com a posição teológica, o histórico pessoal do pastor e da sua relação pessoal com Deus. Sua arquitetura ministerial está relacionada a experiências próprias com Deus, às teorias teológicas, à sua infância e à personalidade.

Todos esses fatores podem representar fontes de distorções perceptivas baseadas no histórico de vida, aprendizagem e posição teológica. Eis um desafio pastoral: lapidar-se para assemelhar-se a Cristo.

Deus é o ser infinito, mas tem seus traços selecionados e sublinhados de acordo com essas características pastorais. Com isso, o Deus das ovelhas corre o risco de ser o Deus desenhado pelo pastor. Um falso Deus.

Assim, o perfil de líderes forma um perfil ministerial que estabelece um perfil de igreja e de ovelhas de acordo com o histórico de vida pastoral. Para amenizar isso, só a vida cheia de oração, estudos das Escrituras, autoavaliação, introspecção e humildade para não misturar os próprios desejos como sendo desejos divinos.

Tudo se agrava se o ministério pastoral passa a imagem de que só através dele há relacionamento entre as ovelhas e Deus.

As distorções psíquicas provocam as distorções teológicas, mas somente pela humildade e disponibilidade constante para a autoavaliação espiritual com o Espírito Santo é que o pastor diminui esse fator constituinte de qualquer personalidade humana.

Contudo o perigo é a ideia equivocada de autoridade inquestionável diante da congregação. Se houver a concepção de que não se retifica, pode ser sinal de um distúrbio de personalidade megalomaníaca que contamina o conceito de autoridade.

Querido pastor, cuidado com o que você desenha de Deus. Pois é justamente essa imagem que será absorvida pelas suas ovelhas. Se o pastor não estimula a autonomia doutrinária e o autodidatismo, as ovelhas tendem a ser mal discipuladas.

A falta de autonomia no conhecimento divino proporciona algumas consequências psicológicas e ministeriais negativas para o próprio pastor.

Primeiro cria ovelhas dependentes que não bebem direto da fonte e são pouco hábeis em resolver seus problemas espirituais. Constantemente dão problemas, pois sabem muito e nunca chegam ao conhecimento da verdade e ou à uma estabilidade espiritual.

Segundo, há o risco de os pastores criarem uma relação parasitária com as ovelhas, o que possibilita mais estresse ministerial. Sem poder de autonomia, as ovelhas se acham inseguras para resolver qualquer problemática.

Em último, o crescimento da igreja fica arrastado. Assim, a formação de novos discípulos e o Reino ficam comprometidos. As ovelhas não dão passos com as próprias pernas e se estagnam em seus ministérios.

Nosso desafio é um curso de desenho com o Mestre

O desafio é, portanto, em discernir a visão divina dos próprios intentos para a igreja. Isso se consegue a partir do crivo bíblico neotestamentário, onde Cristo é a chave hermenêutica. Logo, para conferir às ovelhas autonomia no conhecimento de Deus, o pastor precisará de 3 posturas.

Primeiro, um estímulo direcionado da autonomia devocional de suas ovelhas para que pratiquem suas devocionais, estudos e relação com Deus.

Em segundo, o pastor precisará pensar em longo prazo. Desenvolver autonomia nas ovelhas não é tarefa para meses, mas sim para anos. É um investimento estratégico através da EBD, do púlpito, etc.

Por último, o pastor precisará acreditar na vantagem disso, até porque é bíblico. Cristo veio possibilitar aceso direto ao Pai por intermédio Dele. Por que então intermediar a relação espiritual entre as ovelhas e Deus? As ovelhas precisam ser doutrinadas e enviadas diretamente à fonte. Não é do pastor que se bebe a água da vida.

Paulo disse para sermos seus imitadores, assim com ele era de Deus. O sentido mais correto seria não somente imitar o que Paulo faz, mas imitar para-onde-ele-olha. O que devemos imitar não são as atitudes de Paulo, mas o que ele faz, que é imitar o Mestre.

Portanto, devemos autoavaliar constantemente nossos desenhos Divinos antes de oferecê-los para as ovelhas. Deve-se, acima de tudo, estimulá-las a serem desenhistas por elas mesmas a fim de alcançarem um grau cada vez maior de crescimento espiritual. Só assim o Reino poderá crescer, cumprindo melhor a função do Ide através de soldados mais bem preparados para o século XXI.

Por isso nosso desafio em oração é: “Senhor, afasta-me de mim mesmo a cada dia e assemelhe-me cada vez mais ao Mestre para que eu possa pregá-lo com fidelidade aos meus irmãos”.
Meriti/caxias - RJ
Textos publicados: 13 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.