Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Os maus serão castigados a seu turno

Bom dia. Paz seja convosco. Os que creem são pessoas que sabem esperar até que Deus se manifeste. Esta frase está no devocional Gotas de Orvalho. A Palavra do Senhor nos diz em Habacuque:

Hc 2.1 Vou subir a minha torre de vigia e vou esperar com atenção o que Deus vai dizer e como vai responder à minha queixa.

Habacuque era uma pessoa de fé. Acreditava em Deus. Quem confia, tem fé e crê em Deus, espera. O profeta subiu na torre de vigia e ficou atento, esperando a resposta de Deus. Ele tinha uma oração e ficou esperando para ver como seria a resposta de Deus à sua queixa.

Deus nos fala que o cumprimento de uma promessa não chega nem um dia atrasado. Até parece demorar, mas não devemos nos desesperar. Tudo o que Deus planeja vai acontecer. As coisas que Deus planeja não acontecem imediatamente, mas devagar e firmemente. Nós somos ansiosos e apressados, mas Deus é firme e tranqüilo. Cabe a nós fazer como Habacuque: subir na torre de vigia e esperar para ver que resposta Deus vai dar ao nosso problema. As nossas orações vão ter resposta. Cabe a nós ficar na torre de vigia e esperar o trabalho de Deus ser concluído. A resposta que Deus nos dá deve ser escrita por nós para que não seja esquecida e sim anunciada.

Habacuque perguntava a Deus o tempo da resposta para as suas orações. Ele pedia ajuda e o Senhor não escutava. Ele gritava, mas parecia que Deus continuava a não lhe ouvir. Parecia que tudo era em vão. Muitas vezes nos sentimos deste modo. Parece não haver resposta. O profeta anunciava a corrupção à sua volta, pedindo socorro a Deus. Ele queria saber o tempo do juízo de Deus. O povo estava mergulhado na violência, na chantagem, em assassinatos, brigas e discussões. A lei não era mais cumprida. Os tribunais não faziam justiça. Haviam mais perversos do que justos. O que mandava era a propina e a desonestidade.

O plano do Senhor era dar poder aos caldeus para castigar e corrigir o povo de Deus por causa de seus pecados. A culpa dos caldeus também era grande. Eles eram guerreiros violentos e sem piedade. Confiavam em seus deuses e em sua força militar. Os caldeus foram usados como juízo de Deus contra o pecado do povo santo, mas também fracassariam. No tempo de Deus teriam seu juízo. Os maus acabam fracassando, mas os justos confiam em Deus e vivem. Aleluia!

A graça de Deus é imensa para o ser humano, pois é maior do que a nossa culpa. No capítulo 14 de Números lemos que os israelitas queriam voltar para o Egito. Moisés intercede, apoiado por Arão. Calebe e Josué declararam que a terra espiada é muito boa. O povo ficou com medo das dificuldades para a conquista. Não confiou em Deus e queria voltar. Isto gerou punição e morte, com 40 anos no deserto. Moisés orou:

Nm 14.17 Agora, Senhor, eu te peço que mostres o teu poder e que faças o que prometeste quando disseste: 14.18 “Eu, o SENHOR, tenho paciência e muita compaixão; eu perdôo a maldade e o pecado, porém não trato o culpado como se fosse inocente. Eu faço com que o castigo dos pecados dos pais caia sobre os seus descendentes, até os bisnetos e trinetos.” 14.19 E agora eu te peço, ó Deus, que perdoes o pecado deste povo, de acordo com a tua grande misericórdia, como já tens feito desde o Egito até aqui.

Deus fala com Moisés e concorda em perdoar os pecados do povo, mas há consqüências para o pecado. Deus promete por seu Nome, com a certeza de que a terra estará cheia da sua glória, que o povo não entrará na terra, perecendo no deserto, pois viram a glória de Deus, os sinais no Egito e no deserto, e dez vezes recusaram a confiar em Deus e obedecer a sua voz. O povo que desprezou a Deus não entrará na terra de Canaã. Somente Calebe foi obediente e entrará na terra que espiou. O povo teve medo dos amalequitas e dos cananeus, por isto voltou ao deserto.

A graça de Deus é imensa para o ser humano. Deus sempre nos perdoa, desde que confessemos nossos pecados. Jesus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de todas as injustiças que cometemos. O perdão e a graça de Deus são maiores do que a nossa culpa. O pecado é perdoado, mas gera consqüências. O povo viu os sinais e o poder de Deus, mas sempre se recusava a obedecer. O reino dos céus é tomado com esforço:

Mt 11.12 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

Quem não se esforça e não luta contra os cananeus e amalequitas, e hoje o sentido é espiritual, não entrará na terra prometida. Devemos nos esforçar e lutar contra o pecado que existe em nossa natureza humana. Os demônios lutam pela nossa alma imortal e nós devemos lutar para tomar posse da nossa Canaã espiritual. A corrupção está como nos tempos de Habacuque. Devemos vigiar, pois Jesus está voltando e logo haverá juízo para o pecado. Os justos confiam em Deus e viverão.

A nova ordem mundial está às portas. São os caldeus de hoje. Devemos vigiar e não desistir. Canaã é uma terra boa. Aleluia! Obrigado Jesus pela oportunidade.
Corupá - SC
Textos publicados: 52 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.