Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O mundo contraditório da política

Nem os próprios políticos conseguem entender com exatidão este universo tão contraditório no qual eles vivem e atuam. Falo do mundo político com suas vertentes e seus labirintos que quase sempre "pegam alguém na curva", e muitas vezes destroem sonhos acalentados há muito tempo.

O político é mais um sonhador do que um idealizador ou um "tocador de obras, como Maluf gosta de se definir. Eu vejo isto no dia a dia, na propaganda visual e pessoal que deparamos nas ruas e afins. Imagino quantos sonhos existem por detrás desta propaganda chamativa e às vezes barulhenta que vemos por aí em épocas de campanha.

Mas tudo tem o seu "outro lado", as entrelinhas, o inconfessável e o imponderável. E ninguém melhor do que um político para disfarçar e escamotear o que todo mundo vê e sente. Gastam-se milhões com propaganda, e alguém me pergunta: "de onde sai todo este dinheiro? Quem vai repor todo este dinheiro jogado fora nas campanhas eleitorais?". Eu respondo: Tudo isto sai do nosso bolso.

Às vezes eu falo de política com alguém só para ver a reação da pessoa. E cada um reage a seu modo, uns xingam o prefeito, os vereadores, a presidenta... Outros apenas falam mal, mas discretamente, ou até falam bem, mas estes são raros. Este mundo é contraditório, daí as reações mais diferentes e estranhas. E agora a situação está mais complicada com esta nova lei que exige do candidato uma "ficha limpa" para poder concorrer a algum cargo eletivo. Mas esta "Ficha Limpa" também é muito contraditória, pois às vezes ela pune alguns inocentes e libera a candidatura dos verdadeiros "ficha suja".

Muita gente me diz que detesta política, e até evita tocar no assunto. As pessoas sempre dizem: "Não se deve discutir política, futebol e nem religião". Eu discuto tudo isto e não vejo nenhum inconveniente. Dizem que da discussão nasce a luz. Mas pode "nascer" também brigas e até mortes, dependendo de como se discute. Já me chamaram de politiqueiro diversas vezes. Não sou politiqueiro, ou talvez o seja no bom sentido. Prefiro dizer: politizado. Recentemente eu li um livro sobre a vida do ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, (1902/1976): "O jovem JK", de Roniwalter Jatobá, e cheguei à conclusão que o maior erro daquele ilustre brasileiro foi ter entrado na política.

A partir daí a sua vida pessoal e profissional (ele era médico) literalmente desmorou porque ele estava acima da política partidária. E até hoje a sua morte, para muitos, é um mistério. Conheço muitas pessoas que entraram na política e se perderam totalmente, principalmente líderes religiosos. Muitos pastores que entraram na política hoje não conseguem mais ser pastores e são péssimos políticos.

Por isto sou contra o envolvimento das igrejas evangélicas com a política partidária. As igrejas precisam estar acima da política. Os antigos já diziam: "cada macaco no seu galho", e se ficar pulando de galho em galho pode levar chumbo. Portanto, é melhor ficar na vocação que foi chamado. Afinal, o nosso reino não é deste mundo. Façamos como Neemias que disse certa vez, ao ser chamado por alguém que intentava lhe fazer mal: "Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer". (Neemias 6.3).
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.