Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Não é, apenas, uma questão de narrativa!

Há momentos em que um pequeno vocábulo consegue sintetizar várias frases diversos parágrafos, extensos textos; todavia, um conjunto de palavras, de expressões, de parágrafos nem sempre consegue fazer com que o escritor seja entendido em relação ao que ele quer compartilhar, ao que ele deseja que seus interlocutores/leitores ouçam [ou leiam], reflitam, aceitem ou divirjam.

O uso da síntese é uma arte, a arte de conseguir se expressar, se fazer entender sem criar um longo discurso, uma extensa narrativa [palavra da moda].

Há, inclusive na Palavra de Deus, expressões bem sintéticas que nos dão clareza quanto ao seu significado, mas causam indagações as mais diversas.

"Tudo posso naquele [Cristo] que me fortalece" (Fp 4.13). Tudo! – tudo o quê? Esse vocábulo não dá margem a exclusões, tudo é tudo sem restrições ou exceções.

"Em tudo daí graças" (I Ts 5.18); é aí que o "carro pega", pois tudo comporta tanto situações boas como más; e não há unanimidade nisso, não há plena receptividade para ser grato, para dar graças até pelos infortúnios, pelos percalços da vida.

"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito" (Rm 8.28).

A síntese está, novamente, em que "todas" se refere tanto aos fatos bons, quanto aos acontecimentos ruins, os quais contribuem para o nosso bem se fomos chamados segundo os propósitos de Deus.

Sempre há de se encontrar pessoas, e até nós mesmos, que foram vítimas de algo desagradável o qual, mais tarde, se transforma em bênção, que não teria sido alcançada se não houvéssemos transitado por aquela insatisfação, por aquele deserto!

Encontramos, por exemplo, na Palavra de Deus, a história de José que iria ser assassinado por dez dos seus irmãos, mas foi negociado como escravo; tempos depois, galgou a posição hierárquica de segundo homem do Egito, inferior apenas ao rei [Faraó].

Quando do reencontro com a família, os irmãos ficaram temerosos quanto a uma possível vingança; ouviram dele: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida" (Gn 50.20).

Um capítulo há, da Palavra de Deus, que muito aprecio considerando-o mui relevante para o meu coração, que não sintetiza em um só vocábulo a mensagem que o nosso Deus e Pai nos envia em carta [de Paulo] à Igreja de Roma:

"Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 8.38-39).

Muito me comove, me alegra, me satisfaz este lindo e expressivo texto e eu termino por sintetizá-lo assim: "Porque eu estou bem certo de que NADA poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor".

Este versículo aborda inúmeras condições que não têm o poder de nos afastar do Amor de Deus; então eu o resumo, o sintetizo em apenas essa simples, todavia forte palavra: NADA!

Refletindo assim sou remetido à oração de Habacuque que, embora não use a síntese, afirma que NADA pode impedi-lo de louvar a Deus:

"Ainda que a figueira não floresça, nem haja uvas nas videiras; mesmo falhando toda a safra de olivas, e as lavouras não produzam mantimento; as ovelhas sejam sequestradas do aprisco, e o gado morra nos currais, eu, todavia, me alegrarei no Senhor, e exultarei no Deus da minha salvação!" (Hb 3.17-19).

Em lágrimas que me inundam o coração, retidas que foram pelos olhos, reflito sobre o peso e a força dessa oração de Habacuque, e me encontro, me vejo, me posto juntamente com o salmista [o rei Davi] que verbalizou:

"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre" (Sl 23.1-6).

No contexto há uma síntese que afirma que NADA temerá mesmo que esteja "no vale da sombra da morte".

O que o nosso Deus e Pai espera de nós é essa fé, essa esperança, essa certeza em relação aos males que podem nos atingir: que sejamos submissos a Ele que prometeu: "Nunca te deixarei jamais te desampararei" (Hb 13.5).

Há um texto que, sempre, gosto de mencionar e com ele concluo esta reflexão:

"Porque a nossa leve e momentânea [tempo presente] tribulação produz para nós eterno [tempo futuro] peso de glória, acima de toda comparação" (2Co 4.17).

Ao nosso Deus e Pai todo o louvor, toda a honra e toda a Glória.
São Paulo - SP
Textos publicados: 802 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.