Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Milagreiros, milagres e retété

Recentemente passei em frente a uma das muitas igrejas do famigerado "apóstolo milagreiro" Valdomiro Santiago. Logo na entrada, próximo à porta, havia um grande cartaz colorido com os horários das reuniões e o título das campanhas realizadas durante a semana. O banner continha letras garrafais bem realçadas e uma imagem grande do "apóstolo" sorrindo, usado como chamariz para atrair os fiéis a seus cultos.

Como sempre, o que é enfatizado nestas reuniões é o milagre, o alívio dos males que afligem as pessoas, a prosperidade e o bem-estar. Aliada à imagem do "apóstolo", que já ganhou notoriedade através dos seus programas em várias emissoras de televisão, o cartaz serve como eficaz estratégia de marketing visual para divulgar os dotes miraculosos do milagreiro.

Essa igreja adota o mesmo expediente de outras tantas igrejas neo-pentecostais já conhecidas. O uso de amuletos ou símbolos usados como referenciais de fé e a exploração das carências e necessidades do povo. Para comprovar isso pude ouvir, com tristeza em meu coração, a veiculação da seguinte propaganda através de um carro de som alugado pela Igreja Mundial que rodava pelos bairros de minha cidade proclamando: "Venham receber a toalhinha ungida pelos obreiros e a água abençoada no monte". O pior é que as pessoas acreditam nisso e lotam tais reuniões.

Tal discurso parece tão hipnotizador que até mesmo crentes de igrejas conhecidas nossas que ensinam a sã doutrina são levados a tais movimentos, muitos dos quais sem o conhecimento ou anuência dos seus pastores. Dia desses encontrei um irmão conhecido meu, da Assembléia de Deus, que abandonou a sua velha igreja e adotou a Igreja mundial como a sua nova “casa espiritual”. Está procurando milagres, que segundo ele não mais são vistos na sua antiga igreja. Ledo engano.

Assim como a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), a Igreja mundial adota o mesmo discurso em seus trabalhos. Oferece-se o alívio imediato para todos os problemas, sejam financeiros ou espirituais. Adotam uma linguagem agressiva, muitas vezes destituída de senso bíblico, atribuindo todas as mazelas dos indivíduos a demônios ou a maldições latentes nos mesmos, os quais são considerados as causas do sofrimento e do insucesso na vida. Tudo isso com o apoio de um maciço e poderoso aparato midiático. Com tais ensinos e estratégias ardilosas esses movimentos arrebanham multidões, que em busca de soluções imediatas e mágicas para os seus males afluem a tais reuniões, tornando-se presas fáceis de espertalhões e charlatães que se aproveitam da credulidade alheia para se locupletar e expandir os seus impérios.
Cabo Frio - RJ
Textos publicados: 27 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.