Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

(...) Mas o crime não perdoa! [Mataram o cabo Bruno]

Quando o ex “cabo Bruno” foi libertado, escrevemos um texto sobre o assunto, terminado assim: “O momento exige que, nós cristãos, estejamos acompanhando com orações o Cabo Bruno, ou melhor, o irmão e Pastor Florisvaldo de Oliveira para que possa ser um testemunho vivo do Evangelho do Senhor Jesus, o Cristo, com vistas a alcançar muitos outros para a Família de Deus (Jo 1 11-13)”.

Ao citarmos, à época, as mortes de dois outros prisioneiros famosos, Gregório e Escadinha, que ocorreram quando estavam cumprindo pena no “regime semiaberto”, parece que já prevíamos, “profetizávamos”, a brutal morte do ex “cabo Bruno”, como foram as mortes de suas vítimas.

O Senhor nosso Deus perdoou o irmão Florisvaldo, tanto que “deu o seu Filho unigênito para que o ex “cabo Bruno”, que n’Ele creu, não perecesse, mas tivesse a vida eterna” (Jo 3 16).

Com essa demonstração preveniente de Amor, a Graça antecipadamente derramada sobre toda a humanidade, através da fé no Senhor Jesus Cristo, nosso Deus e Pai perdoou, na cruz do Calvário, nossos pecados passados, presentes e futuros, incluído o irmão Florisvaldo.

O cristianismo, enquanto composto por pessoas que creem e obedecem a Palavra de Deus, também perdoou o ex “cabo Bruno”, tanto que o acolheu em seu meio como Ministro do Evangelho [Pastor].

Em 26.09.2012, viajando em um automóvel que conduzia sua família, voltava de sua posse como pastor-dirigente em uma igreja evangélica, em Aparecida (SP), na qual, também pregou; seus familiares informaram que, ao chegarem em casa, encontraram dois homens que o aguardavam. Ele, entendendo o que se passava, pois já vinha sendo seguido há 5 dias, disse aos familiares: “é comigo”, deixando-os dentro do carro, descendo, sozinho, quando foi brutalmente executado com quase 20 tiros [“assinatura de vingança”].

A sociedade, há pouco mais de 30 dias, nas pessoas de Autoridades que compõem o Poder Judiciário, perdoou o ex “cabo Bruno”, dando-lhe o “Indulto Pleno” [perdão, em relação à parte da pena ainda não cumprida]; com esse ato ele se reintegrou à sociedade, e readquiriu o Direito de ir e vir.

Era o que fazia, quando foi colhido, de surpresa, no retorno de um culto em sua igreja. Sua cunhada comentou: “morreu feliz com o que Deus tinha feito na vida dele;” e uma amiga evangélica acrescentou: “ele converteu muita gente, deixou muitas sementes.”

Um dos que se converteu, através dele, foi Lindemberg Alves, assassino da adolescente Eloá.

Nosso Deus eterno, único, verdadeiro perdoou o ex “cabo Bruno”; o Cristianismo, em obediência às Palavras do Senhor Jesus [inclusive na oração do Pai Nosso], perdoou o ex “cabo Bruno”; a sociedade, por terem se cumprindo as formalidades da Lei, perdoou o ex “cabo Bruno”; mas o crime não perdoa! [mataram o cabo Bruno].

Aliás, o ex “cabo Bruno”, quando se converteu ao Senhor Jesus, e O recebeu no coração como seu único e suficiente Salvador e Senhor, morreu naquele momento [da conversão]; só permaneceu vivo o homem, Florisvaldo de Oliveira, que, assim, passou a ter o direito de ser chamado filho de Deus (Jo 1 12).

Os seus erros, os seus pecados, os crimes que confessou ter cometido [mesmo os que não executou pessoalmente, assumiu-os para ocultar pessoas importantes, o que sinaliza para “queima de arquivo”], Deus perdoou e os esqueceu; jogou-os no fundo do mar, conforme nos diz em sua Palavra:

“Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados” (Hb 8 12; Jr 31 34).

“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão (...) pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Mq 7 18-19).

O perdão, biblicamente, é dado por Deus [já foi dado na cruz] se a Ele confessamos e deixamos os pecados:

- “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I Jo 1 9);

- “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28 13).

Possivelmente muitos de nós, mesmo tendo esse entendimento sobre o perdão determinado pelo Senhor Jesus, ainda dizemos “eu não perdoo”.

Fica aqui o alerta que o Deus Filho deixou, ao nos ensinar a Oração Dominical [Oração do Senhor], conhecida pelo nome de “Pai Nosso”:

“Perdoa as nossas dívidas assim como nós [assim como nós, repetimos] temos perdoado aos nossos devedores”; e, após a oração ensinada, Ele completa: “porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mt 6 12, 14-15).

Reflitamos nesse episódio: o ex “cabo Bruno” não cria na regeneração de criminosos, por isso os assassinava; atualmente, pelo contrário, pregava/testemunhava que qualquer assassino é recuperável. Concordamos!
São Paulo - SP
Textos publicados: 803 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.