Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Celular, só, no meio e como tal...

De escatologias, “escrachologias” e “escapologias”...

Ocupar-me-ei das duas escatologias dicionarizadas, e dos dois neologismos e duplo triquestroques, para o complemento, conserto e – se possível! – concerto!!! – de algo, tratado no meu texto 443, genericamente, e, especificamente, 91. Tentarei aproveitar de u´a ótima crítica, vindo para e pelo meu e-mail.

1 - escatologias do dicionário –
§ Volto ao GRANDE-dicionário-grande de Antônio Houaiss (+1999) e Mauro de Salles Villar (*1939), 1ª edição de 2009, da Editora Objetiva Ltda., com direitos do Instituto Antônio Hoauiss. O 1º uso da palavra escatologia, de 1873 – é o sentido da Teologia Sistemática : Doutrinas das últimas cousas –, e o 2º uso, de 1889, é “tratado acerca dos excrementos”. § Um competentíssimo e instigante crítico (de um lado quero citá-lo; doutro não me sinto à vontade, pois ele me dirigiu no e-mail, e eu não tenho direito de expor tal...), sim, ele me lembrou que os termos originais – não era isso que eu tratava! (mas, sobretudo, foi oportuna a crítica!!!) – são diferentes. Eu sabia, obviamente, que no prefixo de nossa escatologia tem “éskhatos” (últimas cousas), e, outrossim, lera, no Texto bíblico, dicionário, léxico, ou/e chave lingüística grego(s), ou/e comentário, ou/e outro(s) volume(s), sobre “skatós” (excremento). Mas, é claro, não atinei para isso, até por quê eu não pensava em origem, mas, pulava para aplicação. Todavia – repito! – somou a crítica preparada com pesquisa, esmero e capacidade conhecidos desse polivalente crítico!!! § Isso me lembrou do que me alertara, bem antes deu ir ao seminário, o presbítero-regente presbiteriano do Brasil, falecido José Alves Pereira, da Igreja Presbiteriana de Mutum, que completará centenário em 13 p.f.: Ele dissera que, para palavras bíblicas, não se pode confiar em dicionário geral. O GRANDE-dicionário-pequeno dos doutores hebraístas, batista Werner Kaschell (+) e luterano Rudi Zimmer, sobre a tradução do Pr. João Ferreira de Almeida, nas versões corrigida e atualizada, tem-me sido útil. Penso que faltam outros dicionários, dos textos hebraicos e gregos, cotejados com as traduções, versões e edições em Português, como, simultaneamente, na direção oposta.

2 - escatologias do ideário –
§ Meu ideário, a partir de um texto de horóscopo (por favor, não leio tal!... e nem li esse horóscopo!!!), cujo título Escatologia me chamou atenção, no jornal-diário belorizontino, “Hoje em Dia”, caderno Cultura, página 5, foi outro. Cito o que registrei no meu artiguete supracitado: Quiroga “informou, educadamente, que escatologia ´trata [...] também do que acontece no extremo oposto da alimentação´. O pior foi que o articulista retro citado afirmou, com pessimismo e ironia, que o fim do mundo, tantas vezes anunciado, ainda não chegou, ao ponto de afirmar que ´[...] Com todo respeito que qualquer fé merece, a do fim do mundo não parece muito respeitosa”, se bem que podemos tomar sua frase – ortodoxamente! – de que ´doutrina que se preze não deixa nunca a peteca cair, continua vendo os sinais claros e firmes´!!! § Quiroga, infelizmente, pega só um lixo da escatologia, não se dando ao luxo, certamente, de examinar a matéria da parte de uma escatologia (da Teologia!) firmada na Bíblia!! – com princípio hermenêutico e pratica exegética sérios!!! § Já que ele jogou para nós a peteca, façamos dela um ponto, na caçapa.

3 - escatologias do calendário –
§ “Oscar Quiroga menciona [– continuo a citar-me (que luxo!... ou que LIXO!!!) –] uma escatologia que ´deseja que tudo se desintegre sem compaixão por ninguém´. Logo após, ele termina, com desrespeito – mas que nos faz pensar! –, que ´[...] Todo discurso que trata de fim, como a alimentação, acaba dando em fezes.´!!!... § Terminou a citação da citação do Quiroga; mas, eu completara: “A 1.ª escatologia depende de fé, e a 2.ª é de fezes, mesmo, mas – reconheçamos! – há da 1.ª escatologia que são fezes, outrossim, além de ´escrachologia´ e aquém de ´escapologia´!!!”. § Repito, noutras palavras: Há escatologias teológicas que são, não da fé bíblica!... mas, de u´a fé que tem muito de fezes, sendo mais “escrachologia” (é um estudo de escracho!), além daquela que é “escapologia” – estudo de escapar da missão da igreja!!! –. Ambas merecem ser debatidas e combatidas!... – Já estão no meu calendário fazê-lo, se um dia for possível-PRECISO!!!...

Claro que a escatologia que nos interessa é a do 1º sentido, e, da Bíblia! É de 1ª!!!... isso e ISTO significando que não é qualquer escatologia, de qualquer dicionário, e – o que é pior! – de qualquer ideário!! Sobretudo, é preciso entrar em nosso calendário um estudo sério desse ramo da teologia sistemática da Bíblia!!!

(Tripas/tri-Paz – 451).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta