Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Crônica de agosto

Dizem que agosto é um mês perigoso, fatídico e complicado. Agosto, para muitos, representa azar, maus negócios, maus presságios - e exige certos cuidados no seu dia a dia. Segundo os supersticiosos, é melhor não brincar com este mês, sob pena de depois se arrepender. Respeito essas opiniões, mas não posso concordar com elas.

Prefiro ver as coisas por outro prisma. Se eu ficar preocupado com o que dizem em relação a um mês ou a algo do dia a dia, provavelmente vou criar bloqueios em relação a isto. Esse medo pode se transformar em paranóia e até resultar em doença psicológica de efeitos graves. É melhor ouvir e levar na brincadeira certos costumes que, na verdade, apenas fazem parte do folclore.

Por falar em folclore, agosto é o mês do folclore e vem despejando ideias e ensejando festas que lembram manifestações culturais ligadas a este tema. E todos nós sabemos que o Brasil é rico em manifestações folclóricas com os mais diferentes personagens que invadem o nosso imaginário e povoam a nossa mente. Temos uma herança rica e diversificada no que tange ao folclore e o que não faltam são motivos para festejar aproveitando a chegada do mês de agosto.

Dizem que agosto é o mês do azar e durante este mês não se deve casar e se deve evitar fazer negócios, viagens e afins. Tem gente que muda completamente os seus hábitos durante este mês. Evitam vestir roupas de determinadas cores, evitam fazer certos gestos e a ir a determinados lugares. O dia treze de agosto é um dia especial. Se o mesmo cair numa sexta feira é preciso redobrar os cuidados. Ainda bem que este ano o dia treze de agosto não caiu numa sexta feira! Mas, mesmo assim imagino que já tem muita gente com medo e se cercando de cuidados. Essa tradição vem de longe e eu nem sei a sua origem. Mas, o que agosto tem a ver com tudo isto?

Respeito essas ideias por mais estranhas que elas sejam. Mas não pactuo das mesmas, pois vejo que tudo isto não tem o menor fundamento. Agosto tem trinta e um dias - e o que devemos fazer é trabalhar e torcer para que sejam dias felizes, prósperos e abençoados. Que possamos viajar, passear e sorrir muito durante este mês. Conheço muita gente que nasceu em agosto e vive muito bem. Por outro lado, sei de muitas pessoas que morreram em agosto, mas sabemos que se morre todos os dias, independente do mês. Coisas boas e ruins podem acontecer - e acontecem todos os meses. Por que agosto é lembrado só pelas coisas ruins que nele aconteceram?

Espero viver e fazer muita coisa boa durante este mês. Quero escrever muitas crônicas e poesias e saudar com um bom dia o meu vizinho ou quaisquer outras pessoas que eu encontrar pelo caminho. Quero brincar com uma criança e ver nos seus olhos todo carinho e esperança - sem maldade - num momento de grande felicidade. Agosto é um mês que pode marcar positivamente a vida de qualquer pessoa. E espero que isto, efetivamente, aconteça comigo e com você.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.