Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Como vai a sua casa?

O rei Ezequias foi um homem de Deus. Na história dos reinos de Israel e de Judá, houve reis que fizeram o que era bom diante do Senhor, mas também houve aqueles que fizeram o que era mal aos olhos do Senhor. O rei Ezequias foi um dos que fizeram o que era bom e reto perante Deus, sendo profundamente devoto e zeloso, de forma que, nem antes e nem depois dele, houve um rei que alcançasse tamanha fidelidade ao Senhor (2Rs 18.1-6).

Ezequias não seguiu os passos de seu pai, o ímpio e perverso rei Acaz, antes, buscou ser fiel ao Senhor em tudo. Ele promoveu uma reforma espiritual e social em todo Judá. Ele destruiu altares e ídolos; condenou a imoralidade do povo e tratou seriamente a questão das influências religiosas dos povos vizinhos. O rei Ezequias também destruiu a serpente que Moisés havia erguido, a fim de eliminar a corrupção cúltica do meio do povo (v.4).

Quando Senaqueribe, rei da Assíria, ameaçava a paz de Judá (2Rs 18.13) e enviara Rabsaqué para entre outras coisas, afrontar o Deus vivo (2Rs 18.19-37), Ezequias muito se irou e, humildemente se lançou aos pés do Senhor em oração, clamando por Sua infalível intervenção (2Rs 19.14-19). O Senhor ouviu sua oração e enviou o Seu anjo ao exército assírio e, este dizimou 185 mil soldados naquela mesma noite em que Ezequias havia orado. Depois disto, o próprio Senaqueribe caiu, assassinado por seus próprios filhos (2Rs 19.35-37). Uma grande vitória conquistada pela misericórdia de Deus.

No entanto, a despeito de sua piedade e após esta marcante vitória, o rei Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal e o Senhor enviou o profeta Isaías até a sua casa a fim de lhe transmitir a seguinte sentença: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás” (2Rs 20.1). Que palavra terrível! Observando a vida de Ezequias, não encontramos quase nada que o desabonasse como monarca (a não ser por algumas manobras políticas com outras nações), nem como esposo ou como pai, mas, ainda assim, o Senhor o manda colocar a sua casa em ordem.

Reconhecendo que, mesmo sendo fiel ao Senhor, ele podia ser melhor como rei e como chefe de família, Ezequias ora clamando por misericórdia, e Deus o ouve, lhe dando mais 15 anos de vida e a pro-messa de livramento das mãos do rei da Assíria (vv.2-7). Esses 15 anos seriam suficientes para que Ezequias colocasse a sua casa em ordem; para que alguns erros fossem corrigidos e as eventuais arestas fossem devidamente fechadas. Ao final destes, Ezequias morreu, e sua história como rei e homem de Deus ficou definitivamente marcada na história de Judá.

Não há vida familiar tão perfeita e que não possa ser melhorada, como também não há vida familiar tão arrasada que não possa ser restaurada pelo Senhor. Aparentemente, a vida de Ezequias era irrepreensível, mas Deus viu que algumas coisas precisavam ser corrigidas, e, essas coisas se referiam à sua própria casa (o termo hebraico bayith, usado no texto, significa “lar”). Talvez fosse algo em seu relacionamento conjugal, o trato com sua esposa, ou, ainda, o relacionamento dele com seus filhos. Sabe-se que seu filho Manassés não seguiu seu bom exemplo de piedade e justiça, vindo a se tornar o pior dos reis de Judá. Será que Ezequias estava se esquecendo de pastorear seu próprio lar? Pode ser que sim. Não sabemos ao certo.

Aprendemos com este exemplo, que sempre há algo em nosso relacionamento familiar que pode ser melhorado. Sempre haverá alguma brecha a ser fechada. Deus nos chama atenção para sermos melhores como cônjuges, como pais, como filhos e como irmãos. A admoestação divina dada ao rei Ezequias no passado, também nos é feita nos dias de hoje: “Põe em ordem a tua casa”! Coloquemos, pois, a nossa casa em ordem! É tempo de fazermos um conserto com o Senhor.

Como vai a sua casa? Quais são as arestas que devem ser definitivamente fechadas em seu relacionamento doméstico? Aproveite os anos de vida que você tem para ser uma bênção em sua própria casa, para os seus familiares. Certamente, esta é a vontade do Pai para cada um de nós. Amém!
Nova Venécia - ES
Textos publicados: 4 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.