Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

As 7 dimensões da liderança ministerial

O contexto da pós-modernidade requer novos perfis de liderança. Características óbvias se substituem por outras na atualidade. Não se fala mais em líder nato, nem em líder através de traços de personalidade. Percebeu-se que a liderança antes de ser exclusivamente uma habilidade, precisa ser considerada como um fenômeno.

Fenômeno pode ser traduzido como um conjunto de forças diversas que proporcionam um fato. Já a influência é a irradiação de formas próprias de pensamentos, crenças, valores, afetos, emoções, comportamentos e atitudes por entre os seres humanos.

Apesar disso, precisamos entender os mecanismos sobre os quais opera a influência a fim de produzi-la intencionalmente sobre determinado grupo e de determinada forma.

Em Teorias de Liderança não há certo e errado. O que diferencia uma teoria da outra é a forma como uma teoria explicita a influência, o que é privilegiado em sua explicação, e quais os elementos são os primeiros determinantes da influência em determinada cultura.

Isso quer dizer que líderes não levam suas influências típicas para grupos diversos, ela é um fenômeno daquele grupo onde ele se encontra.

As Sete Dimensões da Liderança

O fenômeno da liderança acontece sobre algumas dimensões básicas que devem ser observadas por quem objetiva influenciar. Toda liderança possui essas dimensões sobre as quais operam. O que fazer em cada dimensão é o que gera o sucesso da fórmula pessoal específica daquela rede de relações.

São as sete dimensões que os líderes devem observar para desenvolver a influência e a liderança. O líder deve ter pleno conhecimento de causas e relações e mecanismos de cada uma dessas sete dimensões do fenômeno da liderança e desenvolver domínio de cada uma dessas dimensões a fim de aperfeiçoar-se.

A primeira dimensão são as habilidades psíquicas, comportamentais e sociais. Abrange as habilidades pessoais da pessoa do líder. Inteligência, perspicácia, atenção, percepção, comunicação, traquejo, versatilidade e adaptabilidade de comportamento e linguagem, congruência entre crenças e comportamentos, paixão e networking são algumas das habilidades.

Já a segunda dimensão é a da estrutura e a dinâmica da equipe de liderados. Diz respeito ao conhecimento da própria equipe de trabalho, seus anseios, objetivos, forma de pensar e trabalhar, educação, estrutura psicológica do grupo, fatores de influência que regem os processos dentro daquele grupo, competências profissionais e técnicas do grupo e etc.

A terceira é a da dimensão da cultura, dos valores e do ethos social compartilhados na instituição é uma dimensão importante. Cada ambiente institucional possui uma cultura, uma forma de interação humana e profissional ou ministerial. Os sujeitos são moldados e moldam a cultura por processos de socialização.

A quarta dimensão é a das especificidades técnicas do trabalho são fatores que possibilitam ao líder orientar-se em sua atividade técnica. É uma dimensão indispensável ao líder. Ser um expert na atividade que se situa não é o necessário, mas o líder deve saber situar-se bem dentro do ramo técnico em que atua para sustentar-se enquanto líder.

A dimensão do ambiente externo à instituição é a quinta e refere-se à localidade ou à comunidade sobre a qual se insere a instituição. Em tempos pós-modernos as instituições não são mais as suas quatro paredes. Termos como responsabilidade social e ambiental e voluntariado rondam as organizações da atualidade.

A sexta dimensão é a dos fatores contingenciais e inclui elementos variáveis do ambiente. Essas variáveis são combatidas com proatividade, que é a capacidade de intervir na realidade de maneira preventiva antes que um erro ou falta aconteça.

A sétima e última é a dimensão espiritual e ética do líder. Nessa se incluem os valores pessoais, a posição ética, a sustentação de interesse genuíno pelo desenvolvimento do ser humano. É essa dimensão que sustenta a perspectiva de liderança servidora.


O Desafio Ético da Liderança

Portanto, baseado nessas dimensões, o líder possui alguns desafios. O primeiro é o ético. Esta dimensão implica necessariamente o líder num comprometimento com o bem comum. Entretanto, esse bem comum resultado de um processo político democrático e participativo.

Um segundo desafio é o líder estudar as principais forças inseridas em cada uma dessas dimensões e realizar ajustes necessários que possibilitem o desempenho da influência específica para aquele grupo.

A liderança, portanto, não é algo que se transporta de grupo em grupo. O fenômeno liderança deve ser desenvolvido em cada rede de relações humanas para conferir mais fidedignidade ao fato social de influenciar.

Portanto, ser líder é saber estar líder para irradiar a influência como finalidade desse fato social. Ser líder é saber que não se é imparcial, mas que se é parcial porque se pretende influenciar. É saber que a grande decisão ética é por que e para quê influenciar.
Meriti/caxias - RJ
Textos publicados: 13 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.