Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A violência continua invadindo as escolas

A escola, dizem, é o segundo lar, pois sempre houve uma preocupação muito grande em propiciar ao aluno um ambiente saudável e familiar.

A Professora é a tia, da mesma forma que o Diretor é o pai e os colegas são os irmãos. Pronto! A familia está completa. Isto tudo é muito bonito e fica extremamente bem no papel.

Parece até que estou vendo todo o clã reunido ao redor da mesa ouvindo e aprendendo de forma concentrada e atenta. As coisas deveriam ser assim, mas infelizmente não são.

Fui Inspetor de Alunos durante muitos anos e já naquele tempo cansei de separar brigas e cheguei até a ganhar alguns hematomas. Puxa, que familia mais briguenta! De lá para cá, as coisas só pioraram - e tem acontecido até mortes em algumas escolas. As brigas hoje são uma constante, inclusive com Boletins de Ocorrência.

Às vezes me pergunto: qual será o causador de toda essa violência? As brigas nem sempre acontecem na mesma órdem: costumam se iniciar na rua e terminar na escola, ou começam na escola e continuam na rua. Acontecem até dentro da própria sala de aula ou no pátio - na maioria das vezes por um motivo fútil ou até mesmo sem motivo algum. O material é muito vasto e daria, eu creio, para escrever alguns livros.

Considerando que uma escola é uma instituição de ensino onde pessoas vão (ou deveriam ir) com a única finalidade de apender, adquirir conhecimento e conseguir um certificado que lhes dê o direito a prosseguir os estudos, obviamente não deveria ser um espaço para brigas e desentendimentos. Essas coisas têm o seu espaço bem longe do segundo lar que, dizem, é a escola.

Gangues de desordeiros, marginais têm o seu habitat geralmente nos guetos e na penumbra sob o lusco-fusco da noite ou madrugada adentro. A escola respira outros ares, vive outra atmosfera e usa outra linguagem. Educação pressupõe equilíbrio no falar e no agir respeitando opiniões contrárias e colocações diversas. Quando as coisas descambam para a violência, geralmente temos uma sensação de impotência e ficamos sem nada entender.

Este assunto já foi motivo para muitas reuniões com exaustivas palestras em seminários e convenções. De quem é a culpa? É fácil culpar a sociedade, o sistema de ensino, os problemas sociais, mas ninguém encontrou ainda o verdadeiro culpado. Ou será que ele é tão poderoso a ponto de ser invencível? Existem opiniões diversas e alguns afirmam comodamente que "sempre foi assim e ninguém nunca vai mudar isto".

A violência sempre existiu em todos os setores da sociedade, mas antes era possível controlá-la e até diminui-la sensivelmete com medidas punitivas. Hoje, ela ultrapassou todos os limites. Penso que o grande responsável por tudo que está acontecendo é a familia que está desagregada - e quando ela não está bem o reflexo na sociedade é inevitável. E todos nós sabemos que a familia é a célula mater da sociedade. (Nota do autor: Este texto foi publicado originalmente no dia 11-11-2000, no Jornal Gazeta Guaçuana). Como se vê, a violência nas escolas só aumentou nestes mais de 10 anos passados, haja vista tudo que tem acontecido ultimamente. Caminhamos para um colapso com mais tragédias iminentes. Queira Deus que eu esteja enganado!
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.