Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Rede Globo e a religião

No início tudo levava a crer que a personagem da novela Avenida Brasil era evangélica. Mas depois o diretor tomou um novo rumo. Provavelmente por essa pressão nas redes sociais. A Personagem faz parte de uma seita chamada "seita do sol". Deveríamos ficar orgulhosos? Acredito que não. Afinal o nosso maior problema não é a Rede Globo de Televisão. Ninguém vê os católicos, por exemplo, reclamando da "Carminha" (Uma católica louca e psicopata). Ô! mania de perseguição meu Deus. Ficção é ficção e realidade é realidade. E a sua realidade não depende da Globo! Só porque a Globo mostra uma personagem evangélica sendo ridícula não significa que todos os crentes são. Mas significa que tem gente assim. como posso querer que a arte não mostre a realidade de algumas pessoas? Do mesmo Jeito que a Globo mostra crente doida, também mostra católicos psicopatas, padres que se apaixonam ou que mentem em favor de dinheiro, mandados por coronéis, macumbeiros charlatões... E por aí vai. Porque tudo isso acontece na vida real e a arte imita a vida. Isso é questão de lógica.

A verdade é que nos preocupamos tanto com a imagem que essa emissora passa da Gente que nos esquecemos de ser Imagem de Cristo. Ainda mais porque de fato esses tipos de Evangélicos Fanáticos existem a montões. Não se pode negar. A ficção imita a realidade. Não daria audiência se ninguém se identificasse dizendo: "É desse jeito, eu conheço alguém assim, a beltrana e fulana são assim". Não sei em que mundo muita gente vive. Mas no meu mundo está cheio de "Crente Maluco e Religioso". E o sei bem, pois como pastor e missionário vejo isso o tempo todo. E se você quer saber, muitas vezes, mas muitas mesmo, eu encontro Espíritas mais piedosos e bem comportados do que muitos de meus irmãos Evangélicos (assim como eu o sou). Minha Crítica não é à Globo (até porque como já disse a personagem em questão nem é evangélica. houve muitos, mas essa personagem não o é), mas é uma auto-critica: “Como cristão evangélico que imagem estou passando”? Em resumo: O Mais importante é a imagem que eu passo pra Globo do Cristianismo e não o contrário. Inda que a Emissora mostre horrores sobre nós, a população vai ficar com a verdade quando experimentá-la. Se ela for verdade é Claro. Compreendo a preocupação de alguns colegas com a emissora. De que devemos nos posicionar firmes contra ela. Mas se colocar firme em quê? Não temos o que fazer com a Globo. Não somos diretores dela. Somos sim pastores de gente. E é essa gente que nós podemos ajudar a dar bons exemplos para os não crentes (grupo da qual a emissora em questão faz parte). Nós temos o que fazer conosco.

Não estou dizendo que o que a Globo faz é correto. O que estou dizendo é que a nossa preocupação maior tem que ser com o que nós fazemos. Essa é a questão.
A mesma Globo que mostra esses personagens também realiza o Festival Promessas com vários artistas Evangélicos, exibe série de reportagem sobre o trabalho social dos Evangélicos em horário nobre no seu principal telejornal, Convida artistas evangélicos para seus principais programas, Anuncia CD’s de Cristãos pela Som Livre e transmite em sua programação chamadas dos mesmos, Tem um Programa Chamado Sagrado onde muitos líderes religiosos (Inclusive Evangélicos é claro) emitem sua opinião sobre vários assuntos... Ou seja, não há interesse espiritual. Ou teoria da Conspiração contra crentes. Eles seriam tolos se fizessem Isso. Há sim interesse por audiência (venha como vier). Nas palavras do meu amigo e ator global Márcio Tadeu: “A Rede Globo não é uma emissora evangélica ou espírita ou católica. Ela é uma Empresa.”

E eu acrescento que é uma Empresa que sabe qual é o seu objetivo: Ganhar Dinheiro. E nós, como cristãos, também deveríamos saber o nosso. que nada tem haver com a programação da empresa. E sim, com dar testemunho à sociedade. Quem sabe assim, daremos menos inspiração que favoreça a imaginação dos autores de novelas.

Em Cristo;
João Pessoa - PB
Textos publicados: 18 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.