Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A política como herança e usufruto

No Brasil, os cargos políticos ou mandatos, na maioria das vezes, podem ser comparados a títulos de nobreza ou herança que os pais deixam para os filhos e netos com direitos extensivos a todas as gerações.

Como se fosse algo hereditário, o pai político transmite aos filhos, e estes aos seus filhos, formando uma familia herdeira de todos os "direitos" e de todos os vícios que este exercício contém. São familias e mais familias se perpetuando no poder e fazendo estragos irreparáveis por todo esse imenso País.

Sempre se dá um jeitinho de deixar esta herança para os filhos. O exemplo mais claro foi o do ex-presidente Lula que, ao apagar das luzes de seu mandato, deixou para os filhos o passaporte diplomático que lhes dá o direito de usufruir de algo restrito apenas a algumas autoridades.

É muito comuim os pais ajudaram os filhos usando a política com sua influência, empregando familiares em cargos de confiança praticando o nepotismo abertamente, mesmo sabendo que tal atitude é proibida por lei. Afinal, qual pai não quer o melhor para os seus filhos? E nesta hora sempre se dá um jeitinho.

A política, além de todas as benesses com mordomias a perder de vista, garantias e mais garantias, salário altíssimo, impunidade e imunidade, ainda tem a possibilidade de poder ajudar os familiares e até os amigos usando o dinheiro público a vontade e sem nenhum escrúpulo.

É uma festa interminável e sem nenhuma preocupação com a conta, afinal quem paga a conta é sempre o contribuinte. E nós somos tão passivos e acomodados que a cada quatro anos colocamos lá, quase sempre, os mesmos que darão continuidade à festa. Quando o casal não tem filhos, geralmente o homem coloca a mulher ou vice versa e dá todo o apoio necessário para eleger essa pessoa e assim formar um casal real garantindo a nobreza da familia por tempo indeterminado. Esta é uma forma de unir o casal e se perpetuar no poder.

Recentemente tivemos o caso das aposentadorias dos ex-governadores que estourou como uma bomba e deixou "muita gente boa" de calça curta. É só puxar a linha que vai aparecer mais casos. Isto é fácil de entender: político não dá ponto sem nó. Muitos deles criam leis visando o seu próprio benefício e por conseguinte pensando nos familiares que também serão beneficiados posteriormente. Assim, com uma simples assinatura se garante o futuro de toda a familia, independente do que venha a acontecer.

Uma das coisas mais ridículas que exite neste País é a aposentadoria para políticos. E fica ainda mais ridículo quando sabemos que essa aposentadoria ocorre após oito anos de mandato. Está explicado porque este País, apesar da propaganda oficial, continua na atual situação com tantos miseráveis e milhões de pessoas dependendo do Bolsa Familia para sobreviver.

O quadro é obscuro e trágico. Cada Deputado Federal custa aos cofres públicos 250 mil reais por mês, e eles são 513, mais os Senadores que são 81, mais os Deputados Estaduais e os seus protegidos que são milhares... O Brasil tem 5564 municípios. Imaginem quantos políticos e seus assessores estão mamando diariamente, sugando o nosso sangue e o nosso suor. São milhares e milhares vivendo às nossas custas, muitos deles sem produzir absolutamente nada.

Para muita gente, o Brasil ainda é uma Monarquia onde os nobres se refestelam nas suas macias poltronas enquanto os súditos se esforçam ao máximo para que não falte nada a eles. E ainda tem os seus herdeiros políticos que vão dar continuidade à festa. É isto que, infelizmente, ainda acontece em nosso País em pleno século XXI. Precisamos de uma Reforma Política já.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.