Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A pedofilia é um crime hediondo

A igreja católica continua enfrentando sérios problemas com a prática da pedofilia envolvendo padres, e agora o clamor das crianças que foram molestadas chegou até aos ouvidos do papa Bento XVI. O papa veio a público recentemente e declarou que a pedofilia é um crime hediondo. Na Irlanda esse crime explodiu envolvendo dezenas de padres católicos exigindo uma posição do chefe da igreja católica. O papa já se reuniu com os seus auxiliares para discutir uma forma de resolver esse grave problema.

No Brasil esse crime já foi constatado diversas vezes, já foi denunciado, apurado, mas nunca foi devidamente punido. Os padres envolvidos foram afastados e transferidos como forma de atenuar o problema. Sabemos que esse crime continua acontecendo, mas, como geralmente acontece no Brasil, sempre se dá um jeitinho quando o infrator ou criminoso é uma pessoa influente. Nesses casos dificilmente essa pessoa é presa e paga pelo crime cometido.

Sabemos que a pedofilia é um desvio de conduta, e para muitos se trata de uma doença, mas, como todo crime, deve ser denunciado, apurado e devidamente punido. Não interessa se o criminoso é um grande empresário, um político, um artista, um atleta ou um religioso. Devemos sempre ver o lado da vítima, da familia e analisar as consequências que poderão advir. No caso específico dos padres, esse crime tem ocorrido com frequência a ponto de chamar a atenção das autoridades.

Nos Estados Unidos, a onda de protestos foi grande e a igreja católica daquele País gastou milhões de dólares com indenização às familias vitimadas. O problema da pedofilia é geral e no Brasil existe uma comissão no Senado Federal que é presidida pelo senador Magno Malta a qual investiga e tenta punir esses atos. A situação é muito séria e exige uma ação contínua por parte das autoridades e da sociedade em geral. Um crime hediondo como este não pode ficar impune.

No caso específico dos padres pedófilos há uma corrente que associa o celibato à pedofilia. O fato do padre não poder se casar, para muitos colabora com a ocorrência desse desvio. Talvez pela ausência de uma mulher, de filhos, enfim, de uma familia constituida; talvez isto explique esse desvio de conduta. Sabemos que ultimamente muitos padres têm se casado, e isto lembra as palavras do apóstolo Paulo: "Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se". (I Corintios 7.9).

Há uma forte corrente dentro da catolicismo que pede o fim imediato do celibato, ou que pelo menos ele não seja obrigatório, mas opcional. Porém enquanto essa questão não for resolvida o mundo vai continuar assistindo pela televisão e lendo noticias deste crime, e a igreja vai continuar desembolsando milhões de seus cofres para pagar indenização às familias que foram vítimas de padres pedófilos. Até quando vamos conviver com essa excrescência? Creio que esta pergunta nem o papa poderá responder.

Creio que a grande maioria dos católicos não concorda com esse crime hediondo e gostaria que houvesse punição. Esses mesmos católicos certamente pedem dia e noite ao papa o fim do celibato, que, segundo muitos estudiosos, é um dos motivos da escalada desse crime entre os padres. Agora, eu me pergunto: por que será que tudo isto acontece? Por acaso, a tradição é mais importante do que a vida humana? Muitos crimes ainda são cometidos em nome da tradição, em nome dos costumes milenares, dos dogmas e em nome de Deus. Eu não consigo entender essas coisas. O amigo leitor consegue?
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.