Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Vamos Ler!

Vamos ler!

Crônicas

Ultimato convidou apreciadores do gênero para indicarem livros de crônicas para esta edição. Segundo o Aurélio, crônica é um texto escrito de forma livre e pessoal, e que tem como temas fatos ou ideias da atualidade, de teor artístico, político, esportivo etc., ou simplesmente relativos à vida cotidiana.

 

Mapa do Mundo

Crônicas sobre Leitura

Marta Morais da Costa

236 páginas

Leitura / PUC-Rio, 2006

“A atividade leitora consiste num salto sem paraquedas [...] A única certeza é a do voo e a do mapa desenhado pelo texto. Todo o demais é travessia”, diz um trecho da obra, que reúne textos publicados em O Estado do Paraná. As crônicas refletem sobre o gosto e o hábito de ler. Há conversas sobre livros, leitores, cidadania, ensino, aprendizagem etc. Tudo girando em torno da importância da leitura.

Por Silvana Pinheiro

 

Recado de Primavera

Rubem Braga

176 páginas

Record, 1984

Rubem Braga fez crônica como poucos, com lirismo e humor. E como disse Antônio Cândido, esse é um gênero ao rés do chão. Extraio aqui breve trecho do livro, em Aconteceu na ilha de Cat: “Ela me perguntava se resolver palavras cruzadas era bom para enriquecer o vocabulário. Não sei [...] talvez seja melhor a gente reduzi-lo, usar somente poucas palavras e usá-las muito pouco...”.

Por Silvana Pinheiro

 

Amor Além das Fronteiras

Jairo de Oliveira

204 páginas

Reflexão, 2014

Escrito por um missionário que conhece profundamente o povo africano, o livro contém cinquenta cartas, que são um misto de relatório, biografia, estudos missiológicos e crônicas. Com ele é possível alguém espantar-se, chorar, rir, e ainda aprender sobre missões de forma leve. A linguagem é gostosa e quase jornalística, fugindo dos padrões de livros do gênero. Os relatos exemplificam facilmente a realidade de milhares de missionários ao redor do mundo.

Por Atilano Muradas

 

De Amor e Amizade

Crônicas para jovens

Clarice Lispector

144 páginas

Rocco Jovens Leitores, 2010

As crônicas reunidas aqui foram escritas para o Jornal no Brasil entre 1967 e 1974 e falam de compromisso recíproco, mas livre de cobranças, cumplicidade com individualidade e respeito, sinceridade, transparência, lealdade, descobertas e dor tanto no amor como na amizade -- amor que dá em vez de exigir e amizade que gosta do outro sem querer que ele seja alguma coisa de que se precise. As crônicas são em sua maioria textos curtos, de leitura agradável, mas com conteúdo profundo.

Por Ariane Gomes

 

 

Como Ser Cristão

Um guia prático para a fé cristã

John Stott

200 páginas

Ultimato, 2016

Não são raras igrejas com dificuldades para atender os novos que chegam e até mesmo os mais velhos sobre aquilo que creem e como devem viver a fé cristã. Um livro assim não poderia ser escrito por ninguém a não ser John Stott. Com guia de estudo a cada capítulo, Como Ser Cristão é uma espécie de mapa de navegação para os cristãos e tem endereço certo: aqueles que aceitaram Jesus Cristo e querem saber como viver a fé cristã; aqueles que estão se preparando para ser membros de uma igreja; e aqueles que são cristãos e querem resgatar as bases da fé cristã.

Por Marcos Bontempo

 

LEIA MAIS

Mais dicas de livros de crônicas

goo.gl/HfzgDD

 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.