Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Especial — --

Missão integral e discipulado -- como se misturam?

Missão e discipulado são conceitos de suma importância na vida cristã. E existe uma intrincada relação entre eles. O discípulo de Cristo que busca viver obedientemente se deparará com a tarefa missionária. Porém, qual seria ela? Ser um imitador do Mestre, repetir e fazer sempre o que ele fez, do jeito que fez, a quem fez. Discipulado não é uma metodologia de reprodução teológica, é pôr-se no caminho com Cristo e, no caminho, fazer escolhas e se juntar a outros na busca de servir ao reino de Deus.
 
Missão e discipulado se completam. Quem obedece, serve; e quem serve, proclama. Quem proclama faz seguidores que também servem, os quais por sua vez também proclamam e fazem seguidores. Nessa roda ininterrupta há dois mil, anos o evangelho vem mantendo sua vitalidade. A missão no discipulado é integral porque o evangelho vivido por Jesus Cristo era integral. É um evangelho que se preocupa com a existência humana e que responde às perguntas: por que existo e o que faço aqui? Existo porque sou amado e desejado por Deus, existo para amá-lo e servi-lo com aquilo que sou e faço. A missão de Cristo era e é um evangelho encarnado, que se preocupa com a integralidade da vida humana em todos os seus desdobramentos.
 
Ser discípulo implica uma relação com o Cristo Ressurreto, que busca discernir os desafios do cotidiano, encontrar na Palavra, na oração e na vida devocional a sintonia com o Mestre, assim como era a relação de Jesus com o Pai. Ser discípulo é estar nas mãos de Deus e ser moldado por ele e para ele. É um processo longo, demorado, que será concluído apenas na eternidade. Nessa busca caminhamos juntos, nos apoiando e fortalecendo, a fim de sermos aprovados como servos fiéis.
 
Discipulado e missão integral estão intimamente relacionados porque procuram responder a duas perguntas fundamentais a respeito de nós mesmos. Enquanto o discipulado busca responder a “quem somos”, a missão integral busca definir “como” e “o que fazemos”. De fato, o que fazemos tem a ver com nossa motivação de quem somos diante de Deus e como nos relacionamos com ele. Da mesma forma que a resposta ao “o que” e “como” fazemos é um desdobramento de como nos percebemos nesta mesma relação. Missão integral se entrelaça com discipulado, uma vez que -- estando a caminho e no caminho -- respondemos como o próprio Cristo faria frente à necessidade humana.
 
Refletir sobre os desdobramentos do discipulado e da missão integral em nossas vidas é o principal objetivo do fórum que acontecerá no feriado de Corpus Christi de 2012, em Belo Horizonte, promovido pelo Instituto Jovem de Missão Integral e a Fraternidade Teológica Latino-americana, com o apoio da Editora Ultimato. Reserve desde já esta data na sua agenda.
 
Samuel Scheffler é pastor de jovens e adolescentes da Comunidade Luterana do Redentor em Curitiba, presidente do Instituto Jovem de Missão Integral. 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.