Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Nomes

Dale Kietzman começou a trabalhar em missões aos 23 anos e, aos 83, ainda não parou

Segundo a reportagem Reforma na selva, publicada na revista Veja de 18 de abril de 2007, cerca de 70% das tribos indígenas brasileiras já foram alcançadas por missionários evangélicos. Faltariam apenas 69 tribos para completar o ideal missionário passado por Jesus aos seus discípulos: “Vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores” (Mt 28.19, NTLH). Se o ritmo atual for mantido (oito novas tribos por ano), lá pelo ano 2015 todos os povos indígenas brasileiros serão alcançados. A reportagem de Marcelo Bortoloti diz que há pelo menos 650 missionários evangélicos trabalhando com os indígenas e que 20% deles professam o evangelho (no caso dos terenas, ao redor de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, a porcentagem sobe para 75%). Pelo menos parte da Bíblia já está traduzida para 34 idiomas nativos e outras 54 traduções estão a caminho. 

Uma notícia como essa deve encher o coração do lingüista e antropólogo de 83 anos Dale Kietzman, residente em Pasadena na Califórnia, nos Estados Unidos, pois ele tem muito a ver com a evangelização dos povos indígenas da América Latina. Ele era um jovem de 22 anos quando passou seis meses de estágio missionário entre os Chiapas, no México. Depois de formado, foi trabalhar como tradutor da Bíblia entre os Amahuaca, no Vale do Rio Urubanda, no Peru (1947-1951). Cinco anos depois (1956), veio para o Brasil e tornou-se um especialista em indígenas brasileiros, tendo escrito, junto com os antropólogos Darcy Ribeiro, Eduardo Galvão e Herbert Baldus e a etnóloga Gertrude Dole, o livro Indians of Brazil in the Twentieth Century (Indígenas do Brasil no século 20) em 1966. Foi ele quem organizou no Brasil o Instituto Lingüístico de Verão, que prepara missionários para se tornarem tradutores da Bíblia. 

Se existe alguém que se envolveu com toda sorte de ministérios especializados ao redor do mundo, ele é o americano Dale Kietzman. Entre essas missões mencionam-se: Tradutores da Bíblia Wyclifle, Missão Portas Abertas, Cruzada Mundial de Literatura, U.S. Center for World Mission, World Link University, East-West Center for Missionary Training and Developement (uma escola missionária nas proximidades de Seul, na Coréia do Sul) e outras. 

Em Dale Kietzman se cumpre aquela promessa do saltério: “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Sl 126.5).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.