Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Em Jesus você pode confiar

O nó da desobediência de Adão foi desfeito pela obediência de Jesus

Por que o nascimento de Jesus é a boa notícia? A resposta a essa pergunta está espalhada por toda a Escritura. A começar em Gênesis, logo após a queda do gênero humano na pessoa de seu primeiro ancestral. Exatamente ali e naquele momento Deus prometeu que a descendência da mulher esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15). Essa é a primeira alusão à pessoa e ao poder redentor de Jesus Cristo, o descendente da mulher em sua humanidade. Aí está o que se chama acertadamente de protevangeliun, o primeiro vislumbre do evangelho, da boa notícia, da salvação.

A promessa de Deus se cumpriu efetivamente na noite do nascimento de Jesus em Belém da Judéia. Foi quando o nó da desobediência de Adão foi desfeito pela obediência de Jesus, pois Jesus “foi obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2.8). O que aconteceu no jardim do Getsêmani — a vitória de Jesus sobre a tentação de não beber o cálice da redenção (Mt 26.36-46) — consertou o que aconteceu no jardim do Éden — o fracasso de Adão sobre a tentação de comer o fruto proibido (Gn 3.1-7). Paulo explica que “não há comparação entre a dádiva [de Jesus] e a transgressão [de Adão]”. Esta trouxe condenação e aquela, justificação.

Irineu, o bispo de Lyon, no segundo século, se equivocou quando disse que Maria, “obedecendo, se fez causa da salvação tanto para si como para todo o gênero humano”. Outros antigos padres também se equivocaram quando começaram a pregar que “o nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria”, que “a virgem Eva ligou pela incredulidade, a virgem Maria desligou pela fé” e que “veio a morte por Eva e a vida por Maria” (extraído do Compêndio do Vaticano II, p. 106).

O centro da boa notícia sempre foi e sempre será Jesus!

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.