Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Livros Ultimato agora com selo FSC. Mais uma boa razão para ler

Mesmo o leitor, digamos, distraído está acostumado com a nossa preocupação com o meio ambiente. Da separação e destinação correta do lixo produzido na editora às matérias de capa da revista. No caso dos livros, há um bocado de tempo usamos papel de menor impacto ambiental. O que nos anos 90 provocava estranheza no leitor — a coloração amarelada, a semelhança com o papel jornal — e que nos custou alguns percalços, hoje é reconhecido como modernidade e facilidade de leitura. Claro, sem falar nos aspectos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

A novidade, e essa é nova porque rara no mercado editorial, está nos lançamentos em 2011. Ultimato inova mais uma vez. Os livros O Discípulo Radical, de John Stott, e Amar Outra Vez, de Rinaldo Berbert, lançamentos de março e abril, respectivamente, carregam o selo de certificação ambiental FSC. Sigla em inglês para Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), o FSC é, segundo a WWF, o selo verde mais reconhecido em todo o mundo e garante que a madeira utilizada naquele produto (livro) é oriunda de um processo produtivo ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente viável, como também cumpre todas as leis vigentes.

Bem, e o que o leitor tem a ver com isso? Direta e indiretamente, o selo FSC separa aqueles que se preocupam e agem de forma correta daqueles que estão na ilegalidade e agem de forma predatória contra a biodiversidade e as florestas, utilizam trabalho infantil, mantêm empregados sem carteira assinada, entre outras coisas. O selo também orienta o consumidor-leitor, garantindo a origem e o rastreamento do produto, e diferencia o livro em relação aos similares.

Para Ultimato, um selo a mais ou a menos não é exatamente o que importa. Não se trata de aderir a mais uma invenção ocidental ou à moda. É, na verdade, primeiramente uma preocupação cristã. John Stott, ao identificar algumas das marcas do discípulo radical, não faz rodeios. Para ele, o “cuidado com a criação” é uma delas. Tal cuidado reflete o nosso amor pelo Criador, provoca mudanças no comportamento e na compreensão bíblica da nossa vocação. Enfim, é possível fazer missão integral também nos processos gráficos, editoriais e, claro, na leitura de livros.
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 208 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.