Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Começa o 7º Encontro RENAS em Manaus

Por Klênia Fassoni
 
Foto: Alex FajardoO 7º Encontro Nacional da RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social) começou na tarde de ontem (13), no auditório Solimões do Hotel Tropical, em Manaus (AM). Sentados às mesas em grupo de 10 pessoas, cerca de 400 pessoas receberam as boas vindas do grupo local de Renas. Mais de 20 organizações da cidade começaram a se reunir há um ano com o objetivo de criar condições para que o Encontro acontecesse aqui em Manaus. Descontraidamente o grupo se apresentou cantando “Amazônia para Cristo”, do autor manauara Moisés Lima.
 
O grupo disse que RENAS é um "grupo de amigos", o que me faz relembrar a necessidade de se desenvolver uma “teologia da amizade”. Um grupo de amigos, unidos em e com Cristo,  é capaz de muitas coisas em favor do Reino de Deus.
 
Graça Prola, secretária de ação social do Amazonas, saudou os participantes e discorreu sobre as ações do governo estadual na área de assistência social. O Amazonas tem 3.483.985 habitantes, onde 648.694 se encontram em extrema pobreza. Um estado com desafios a mais por conta da logística, das distâncias e da diversidade cultural. Como é de praxe, alguém de RENAS orou pela secretária.
 
A médica Soraya Dias, vice-presidente do CENPS (Congresso Evangélico Nacional de Profissionais de Saúde), deu as boas vindas aos participantes que vieram para este outro encontro, que se realiza simultaneamente ao Encontro de Renas. O tema é “Saúde e Meio Ambiente: percepção holística de um evangelho integral”.
 
O teólogo Timóteo Carriker discorreu a respeito do tema “Teologia Bíblica da Criação: passado, presente, futuro”. “A história tem um fim otimista, as Escrituras apontam para um mundo recriado por Deus, mas que não dispensa a ação do homem”, disse Carriker. Logo em seguida à preleção, em pequenos grupos organizados em mesas os participantes reagiram ao tema procurando aplicá-lo à sua realidade. Após um pequeno intervalo, nos dividimos nas diversas oficinas oferecidas. A mais procurada foi Mobilização de Igrejas, de Silvia Kivitz da Rede IBAB, seguida por “Cuidando do Cuidador”, de Maria Edith do CPPC Manaus (Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos). Aliás, esta temática foi adicionada aos encontros da RENAS há 4 anos e tem sido sempre uma das mais procuradas. Veja aqui a programação completa do evento. 
 
As atividades da noite começaram com momentos de louvor. Um grupo de Manaus nos dirigiu na execução do Hino Nacional. A seguir um grupo de crentes da tribo Ticuna cantou novamente o Hino Nacional em sua língua e nos dirigiu em um cântico de louvor.
 
O missionário e pastor Ronaldo Lidório foi o pregador da noite. A partir do texto bíblico de Eclesiastes 11, ele encorajou os presentes a continuarem a semear, e a aguardar os frutos. Enfatizou a inconstância do homem frente à imutabilidade de Deus e relebrou-nos de que dependemos totalmente do Senhor. Lidório também advertiu-nos com base no verso "Quem somente observa o vento, nunca semeará", sobre o perigo da ansiedade. 
 
A última parte da programação de ontem foi dedicada ao lançamento de livros, entre eles, o kit “Lugar Seguro para as Crianças” - uma metodologia de apoio à organizações sociais e igrejas na construção de políticas internas de proteção das crianças contra abuso sexual.

_________
Klênia Fassoni é diretora-geral da Editora Ultimato (co-promotora do 7º Encontro) e fez parte da fundação da RENAS.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.