SEÇÕES — Pastorais
- Novembro-Dezembro 2021
- Visualizações: 916
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
A Bíblia, na prática
Por Maruilson Souza
Para nós cristãos em geral e os protestantes em particular, a Bíblia é muito “cara”. Alguns foram a ela apresentados na infância; outros, na adolescência ou juventude; outros, na vida adulta; e ainda outros, em plena terceira idade. Ela é o texto sagrado da nossa tradição que por séculos tem iluminado a vida e o viver de homens e mulheres, em todas as culturas, contextos e classes sociais. Seu estudo tem ampliado horizontes e inspirado as mentes mais brilhantes dos últimos vinte séculos. Ela nem sempre diz o que queremos ouvir. Ao mesmo tempo em que anuncia o amor, a graça e a compaixão de Deus pelo ser humano, denuncia as máscaras do mal, da maldade e da mentira em nós, não poucas vezes travestidas de bondade e de religiosidade, bem como as verdadeiras intenções por trás das ações de pessoas e instituições.
Aparentemente, a Bíblia é o best-seller mais vendido e o mais lido do mundo. No entanto, é também “o menos examinado”, segundo Thomas Paine, o menos estudado e, talvez, o menos compreendido. A história demonstra que a leitura de seus textos fora dos contextos nos quais foram originalmente produzidos levou ao fanatismo, à brutalidade, à violência, ao obscurantismo e à barbaridade. No entanto, aqueles e aquelas que estudam a Bíblia com dedicação, humildade, reverência e honestidade intelectual nela encontram sabedoria para o viver em sociedade; inspiração na busca do bem comum para a humanidade; coragem para lançar-se em investigações sobre os mistérios do universo e do humano; iluminação suficiente para prosseguir nas “noites escuras da alma”; força para suportar o estar de pé em Deus diante da incompreensão, do isolamento e das “inquisições sem fogueiras” (João Dias de Araújo); ânimo diante das decepções e frustrações da vida; perseverança em face da multiplicação dos falsos profetas com suas palavras bonitas, manipulativas e suas intenções e projetos ocultos.
Quando lida em comunidade orante e multidisciplinar, a Sagrada Escritura igualmente nutre uma espiritualidade de serviço e solidariedade; estimula o cuidado do outro, da natureza e dos animais; influencia a luta por justiça para o mundo dos pobres e esmagados pela opressão que gera miséria (Am 4.1; 5.24) e a denúncia das convocações espúrias, do ajuntamento enganador, do culto idolátrico, das falsas intenções por trás dos dízimos e ofertas “gordas”, assim como da maldade, da ganância, das ameaças e da violência praticadas por aqueles que frequentam o templo (Is 1.10-17). Ou seja, adorar o Deus vivo e verdadeiro exige engajamento sincero com o viver ético no cotidiano.
Na prática, isso significa compromisso com a verdade e afastamento da mentira, da manipulação ou disseminação de fake news. Assim, poderemos dizer com o salmista: “Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca! A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl 119.103, 105).
• Maruilson Souza é PhD em educação teológica, professor na Faculdade do Exército de Salvação em Rancho Palos Verdes, Los Angeles, e pastor da Comunidade Brasileira em Redondo Beach, Califórnia, Estados Unidos.
- Novembro-Dezembro 2021
- Visualizações: 916
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Coleções Encadernadas
+ lidos
- Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos, edição 315
- A resistência de Jó frente à dor e ao sofrimento, edição 308
- O gadareno teria sido o primeiro missionário na Jordânia?, edição 325
- Divórcio e novo casamento - um estudo bíblico inicial, edição 294
- Amor e sexo nos Cantares de Salomão, edição 258
- A vida de oração de Jesus, edição 336
- O clamor de Habacuque: que o Senhor faça a sua obra no meio da história sem adiá-la para um futuro indeterminado!, edição 315
- O formidável "consolo" dos amigos de Jó e de Eliú, o jovem, edição 308
- Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus, edição 331
- Jesus ora depois da morte de João Batista, edição 336