Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Redescobrindo a palavra de Deus

Enviados em nome de Jesus! Somos mensageiros de uma só pessoa

Ao entrar no restaurante escolhemos uma mesa para dois, pois queríamos ficar sozinhos e tranquilos. O ambiente externo era quente e abafado, mas o ambiente refrigerado do restaurante nos fez bem e encontrar uma mesa bem na beira de um belo rio foi um presente. Perfeito! Estávamos prontos para degustar o café naquela manhã tailandesa.
 
Aos poucos, no entanto, outros foram chegando e se identificando. Afinal, estavam ali com o mesmo propósito nosso, e Silêda e eu é que deveríamos recebê-los para o encontro de casais que iríamos ministrar a um grupo de líderes da Visão Mundial na Ásia. Um casal era filipino e a exuberância de sua juventude nos encantou. O casal indonésio era mais maduro e os dois, tranquilos, foram sentar-se em outra mesa. Havia um casal chinês, envolvido com o cuidado dos nossos obreiros espalhados naquele país. E assim o grupo foi se formando e fomos encontrando aqueles com quem iríamos conviver por alguns dias no objetivo de revisar e aprofundar vida matrimonial e ministerial em meio aos desafios e oportunidades do trabalho humanitário por nós desenvolvido. O serviço acontece em alguns dos lugares mais pobres do mundo, como Bangladesh, que o casal de sul-africanos que lá atua descreveu como “o jardim onde Deus nos colocou para servir”. São lugares de muita pobreza, mas também de enorme riqueza humana e cultural, bem como de grande efervescência religiosa, como os testemunhos do grupo foram deixando claro. 
 
Mas havia um casal que eu ainda esperava conhecer e, quando eles entraram no restaurante e fomos ao seu encontro, fiquei encantado. Eram jovens, agradáveis e exuberantes. Tinham consigo os dois filhos menores, dando-nos a conhecer uma família integrada, bonita e alegre. Mais tarde, ao ouvir a história de Abid e Noshaba, me alegrei com o jeito de Deus fazer as coisas. Ambos são paquistaneses, profundamente cristãos e vivem hoje no Camboja, onde ele trabalha na promoção da justiça, batalhando por políticas públicas que visem o fim da escravidão infantil. Uau! Como Deus age de formas tão bonitas e inusitadas em tantos e diferentes lugares! Pois na nossa cabeça e a partir da nossa mídia ocidental, do Paquistão saem muçulmanos radicais para destruir os valores ocidentais. Porém aqui conhecemos um casal paquistanês comprometido com Cristo e servindo fora do seu país em um trabalho humanitário cristão.
 
Ao encerrar esta série de artigos sobre o chamado de Jesus para o discipulado, baseados em Marcos 3.13-19, convido-o a celebrar duas notas. A primeira é que quem chama  é Jesus, e ele chama um grupo diverso de pessoas. Se ontem juntou num mesmo grupo o pescador Pedro, o coletor de impostos Mateus e o zelota Simão, hoje ele inclui neste círculo Abid e Noshaba, você e eu. É Deus quem faz o chamado e forma o grupo dos seus seguidores. Nele estão pessoas de países chamados cristãos, como é o caso do Brasil, onde é natural identificar-se como um seguidor de Jesus. Mas lá estão também pessoas como Abid, que trabalha com políticas públicas visando o extermínio do tráfico infantil e vem de um país conhecido como sendo muçulmano, mas onde Deus também está presente e onde o Espírito também está chamando pessoas para integrarem a sua Seara. Graças a Deus, a obra é dele e os discípulos são de Jesus. É ele quem os chama e é ele quem envia e cuida dos que chama. Isto eu vi, uma vez mais, ao conhecer Abid e Noshaba. 
 
Segundo, queremos lembrar que somos mensageiros de uma só pessoa e que seu nome é Jesus. Somos mensageiros dele porque somos somente dele. Ele nos chama para sermos seus. A ele pertence toda a nossa adoração, fidelidade e obediência. Há um sentido de exclusividade de adoração e suficiência de vida no chamado de Jesus e ambas as dimensões se complementam. Isso significa que a nossa adoração desemboca em qualidade de vida. Como mensageiros seus, somos por ele modelados e convidados para experimentar vida abundante: libertação dos demômios, restauração das nossas doenças e neuroses e crença no evangelho que dá sentido à vida (veja também Lucas 9.1-6). Jesus nos chama a vivenciar e compartilhar com as pessoas o que nós experimentamos e todos mais necessitamos: espaço para sermos humanos e não viver oprimidos por forças desumanizantes; experimentar “shalom”/bem-estar e não sucumbir a processos de enfermidades psíquicas, emocionais e físicas; sentido de pertencimento a Deus e à sua comunidade em vez de solidão e isolamento; vida e esperança para o amanhã sem viver aprisionados pelo medo do futuro.
 
Convivendo alguns dias com Abid e Noshaba, vimos como eles têm experimentado essa vocação em suas vidas. Primeiro no Paquistão, como minoria cristã num país muçulmano. Expressar a adoração a Deus e o seguir a Jesus naquele contexto é sensível, como sabemos, mas também possível. O importante -- nos disseram -- é continuar e consistentemente construir um testemunho de vida que mostre que somos aquilo que dizemos ser e que Jesus é quem tem marcado e transformado a nossa vida. E hoje, vivendo no Camboja, com Abid engajado na elaboração e aplicação de políticas públicas que impeçam o tráfico infantil, eles estão expressando aquilo que Jesus nos chamou a ser e viver: estar a serviço da vida abundante para a qual ele nos chamou e com a qual nos agraciou, dando a si mesmo por todos nós. Obrigado, Abid! Obrigado, Noshaba!
 
• Valdir Steuernagel é teólogo sênior da Visão Mundial Internacional. Pastor luterano, é um dos coordenadores da Aliança Cristã Evangélica Brasileira e um dos diretores da Aliança Evangélica Mundial e do Movimento de Lausanne.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.

Bem vindo/a à revista ULTIMATO!

Se já é assinante, faça o login.
Se é assinante, mas ainda não se cadastrou, faça aqui o seu cadastro completo.
Se ainda NÃO é assinante, aproveite e faça a ASSINATURA DIGITAL da Ultimato.

Precisa de ajuda?
atendimento@ultimato.com.br
whatsapp: 31 99437 0043