Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Reportagem

Sopa, sabão e salvação*

Eram 25 moças e rapazes, todos universitários. Eles saíram de Viçosa, MG, e viajaram 2.030 quilômetros, até chegar à cidade de Coronel José Dias, um dos municípios mais carentes do Brasil, na região sudeste do Piauí, onde fica o Parque Nacional da Serra da Capivara. Nos dez dias passados nos povoados de São Pedro e Santa Luzia, os jovens distribuíram entre os habitantes (42% deles, analfabetos) brinquedos, kits com pastas, escovas de dente e sabonetes, utensílios domésticos, roupas e calçados. 

Se a notícia se limitasse ao parágrafo anterior, os leitores mais críticos se indignariam com tamanho assistencialismo, tão comum em muitas obras sociais. Porém, a caravana universitária fez muito mais do que isso. Além de distribuir livros didáticos, revistas e livros de conteúdo cristão, folhetos evangélicos, Novos Testamentos e Bíblias, o grupo de estudantes, o médico e a técnica em enfermagem que os acompanharam desenvolveram um amplo trabalho, dentro da estratégia chamada missão integral. Eles fizeram atendimentos médicos, pequenas cirurgias, palestras nas escolas públicas sobre variados assuntos (saúde bucal, aleitamento materno, o meio ambiente, e até sobre relacionamento familiar), cortes de cabelo, medições de pressão arterial e ofereceram diversas oficinas (como construir caixas d’água com ferro e cimento, como fazer irrigação por gotejamento, como pintar casas com tinta de argila, como reciclar papéis, como produzir mel de abelha e como fazer artesanato). 

Se a notícia terminasse aqui, os leitores mais apaixonados pelo anúncio das boas novas da salvação ficariam decepcionados. Porém, por meio da música, do teatro, de fantoches, de palestras, de projeção de filmes e de visitação, os jovens evangélicos da Universidade Federal de Viçosa falaram de Jesus. Para melhor integração com a comunidade local, fizeram várias visitas aos lares e não menos que 334 pessoas assistiram às duas projeções do filme Jesus que fizeram. 

Tudo isso foi feito durante a viagem do Projeto Água Viva (PROAV) ao município de Coronel José Dias. Esta não foi a primeira nem será a última viagem do projeto. Fundado em 2002, o PROAV já realizou seis viagens missionárias ao Nordeste, duas ao Sergipe e quatro ao Piauí, totalizando quinze municípios e comunidades alcançados. Antes da viagem cada equipe recebe um treinamento que dura em média quatro meses. Os participantes são alunos de diferentes cursos da Universidade Federal de Viçosa e membros de diferentes denominações evangélicas.

Diversos voluntários contribuem para o preparo das equipes. Já foram treinados 150 universitários. O trabalho não é feito de maneira isolada, mas de comum acordo com alguma denominação que já opera na região a ser alcançada ou nas proximidades dela. Nas duas primeiras viagens, o PROAV trabalhou em parceria com os presbiterianos, e nas demais, com a Missão Suíça, que tem doze missionários nos estados do Maranhão, Piauí e Pará. A missão, por sua vez, tem parceria com a Associação das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil (AICEB). Algumas igrejas têm sido plantadas como resultado desse ministério. Pinturas de templos e casas pastorais, projetos arquitetônicos de templos e pelo menos o início da construção deles, são outros feitos desse esforço missionário. No povoado de Curralinho, SE, o PROAV chegou a elaborar o projeto e a construção de uma praça pública, graças a uma ajuda substanciosa do Projeto Sertão. 

O PROAV foi organizado pelo casal Elíbia e João Tinoco, ex-alunos do Centro Evangélico de Missões (CEM), em Viçosa, MG. Tinoco, 57, é professor de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Viçosa. Convertido ao evangelho em 1998, sentiu-se vocacionado para o ministério. Fez o curso de especialização em teologia para graduados no Seminário Presbiteriano de Campinas, foi licenciado pelo Presbitério Zona da Mata Norte, ordenado ao ministério pelo Presbitério Centenário de Belo Horizonte e nomeado pastor auxiliar da Terceira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. Por ser maranhense e conhecer muito bem a carência material e espiritual do Nordeste, Tinoco criou o PROAV, tendo em vista a evangelização desta região brasileira. Elíbia Maria vem de uma tradicional família presbiteriana de Pancas, ES, e é uma das primeiras missionárias a se formar no CEM. 

(Para mais informações, acesse www.projetoaguaviva.com.br).

Nota
*Expressão que define o ministério do Exército de Salvação, fundado por William Booth na Inglaterra em 1865, uma das primeiras manifestações da missão integral (os miseráveis dos cortiços de Londres precisavam de comida, saúde e perdão de pecados).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.