Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Por Escrito

Senhor, despede em paz

Por Ricardo Barbosa
 
Ó Deus, eu me elevei acima de mim mesmo, tua palavra era mais elevada. Pesquisei minha natureza mais íntima, tua palavra era mais profunda. Como é que eu sabia que ela estava em mim? Ela é viva e atuante. Logo ao entrar em mim fez acordar minha alma adormecida e tocou meu coração, que fora duro como pedra. Tirou de mim o que era doentio e plantou coisa nova. Regou o que havia murchado, iluminou o que fora escuro, abriu o que fora cerrado. Endireitou, aqueceu, aplainou. E então minha alma te louvou. Tudo o que havia em mim louvou o teu santo nome.
- Bernardo de Clairvaux, 1091-1153
 
Para conversar
“Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória de Israel” (Lucas 2:28-32).
 
Simeão toma Jesus nos braços, contempla aquela criança de poucos dias, talvez dormindo tranquila como o sono de todo bebê, e ora. Sua oração é de um ancião que já viveu muito, viu de tudo, mas agora, com Jesus nos braços, não há mais nada para ver ou provar, já pode morrer, descansar em paz. Simeão esperou toda sua vida para ter nos braços aquela criança e contemplar nela a salvação, ela trazia consigo a esperança e o sentido da vida.
 
O que levaria um homem a dizer: agora posso morrer em paz? Penso que somente um profundo sentimento de plenitude, completa realização e certeza absoluta de quem sabe que a vida tem sentido e a morte pode ser acolhida como uma amiga e não como inimiga. Na verdade, era a criança de Belém que tinha Simeão nos braços, era ele que agora podia dormir tranquilo nas mãos de Jesus. Seus olhos viram a salvação e a paz do descanso o envolveu.
 
A presença de Jesus te traz segurança em relação a vida e a morte?
 
Intercessão
Ore para que neste dia a paz da salvação encontre os corações cansados e lhes dê o descanso que Deus preparou em Cristo para todos os povos.
 
Hino
Noite de paz! Noite de amor!
Tudo dorme em derredor, 
Entre os astros que espargem a luz,
Proclamando o menino Jesus, 
Brilha a estrela da paz! Brilha a estrela da paz!
 
Noite de paz! Noite de amor!
Nas campinas ao pastor,
Lindos anjos, mandados por Deus,
anunciam a nova dos céus:
Nasce o bom Salvador. Nasce o bom Salvador.
 
Noite de paz! Noite de amor!
Oh! Que belo resplendor
Ilumina o menino Jesus!
No presépio do mundo eis a luz,
Sol de eterno fulgor! Sol de eterno fulgor!
 
Oração
Senhor, nossos olhos também viram a tua salvação, contemplaram o teu imenso amor e provaram a doce paz do teu perdão. O medo da morte, a incerteza do futuro, as inquietações do mundo foram vencidas em teu Filho Jesus Cristo. Agora descansamos serenamente na certeza de que vencestes o mundo e a morte, e nos destes a graça do teu amor e presença. Bendito seja o teu nome eternamente, amém.

Saiba mais:
Pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto e coordenador do Centro Cristão de Estudos, em Brasília (DF). É colunista da revista Ultimato e autor de A Espiritualidade, o Evangelho e a IgrejaPensamentos Transformados, Emoções RedimidasO Caminho do Coração.
  • Textos publicados: 54 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Por Escrito

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.