Notícias
22 de junho de 2015- Visualizações: 3713
1 comentário(s)- +A
- -A
-
compartilhar
Número de refugiados chega a 59,5 milhões e metade são crianças, diz relatório da ONU

A nova edição do Relatório Tendências Globais, divulgado na última quinta-feira, 18 de junho, revela que o deslocamento global provocado por guerras, conflitos e perseguições atingiu um nível recorde e está acelerando rapidamente.
De acordo com o documento do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o número de pessoas forçadas a deixar suas casas, ao final de 2014, é de 59,5 milhões. Um dado preocupante do relatório é que metade dos refugiados no mundo é formada por jovens e crianças de até 18 anos de idade. O crescimento de 8,3 milhões de pessoas é o maior já registrado em um único ano, desde 2013.
Em 2014, a cada dia em média de 42,5 mil pessoas se tornam refugiadas, solicitantes de refúgio ou deslocados internos. A tendência de crescimento tem sido verificada desde 2011, quando iniciou a guerra na Síria – que é considerado o maior evento individual causador de deslocamento no mundo.
O Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, disse que o mundo está testemunhado uma mudança de paradigma, onde a escala do deslocamento global e a resposta necessária a este fenômeno é superior a tudo que já aconteceu até agora. “É aterrorizante verificar que, de um lado, há mais e mais impunidade para os conflitos que se iniciam, e, por outro, há uma absoluta inabilidade da comunidade internacional em trabalhar junto para encerrar as guerras e construir uma paz perseverante”, afirmou o Alto Comissário.
O relatório do ACNUR mostra ainda que as populações refugiadas e de deslocados internos cresceram em todas as regiões do mundo. Entre as mais recentes e visíveis consequências dos conflitos globais está o dramático crescimento de refugiados que, em busca de proteção, realizam jornadas marítimas perigosas no Mediterrâneo, no Golfo de Áden, no Mar Vermelho e no Sudeste da Ásia.
Atualmente, a Síria tem a maior população de deslocados internos (7,6 milhões) e também é o principal país de origem de refugiados (3,88 milhões, ao final de 2014) no mundo.
Acesse a versão completa do relatório Tendências Globais com informações detalhadas, dados específicos por países e estimativas da população apátrida, em www.unhcr.org/2014trends.

Com informações da ONU/BR
Foto: UNHCR / I. Prickett.
22 de junho de 2015- Visualizações: 3713
1 comentário(s)- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Rudi Zimmer é eleito presidente do Conselho Mundial das Sociedades Bíblicas Unidas
Conferência de paz defende ampliação da cobertura social
Catálogo de possíveis doenças da Igreja Católica, segundo o papa





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)
