Opinião
23 de outubro de 2023- Visualizações: 14889
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Deixai vir as perguntas dos pequeninos
Por Samara Monteiro de Andrade Qualquer pessoa que conviva com crianças pequenas certamente já se deparou com os famosos "porquês" infantis: "por que tenho que tomar banho?"; "por que a lua não cai do céu?"; "por que o vovô não tem cabelo?". A lista parece interminável.
Diferente da maioria dos adultos, que se cansam facilmente de tantas indagações, Deus não apenas se interessa, mas também deseja que as crianças perguntem o porquê das coisas. Em Deuteronômio, logo após os dez mandamentos, temos o trecho conhecido como shemá, "ouve, ó Israel" (Dt 6.4). Nesse capítulo, Moisés enfatiza como o ensino da Lei deveria ser feito em todos os momentos – quando os israelitas estivessem em casa, ao caminhar, ao levantar e ao se deitar – permeando todas as áreas da vida – o corpo, as casas e até mesmo as portas da cidade. (Dt 6.7-9).
Em um ambiente marcado pela prática dos mandamentos entregues por Deus ao seu povo, nada mais natural que nos depararmos com o versículo 20, em que uma criança pergunta aos seus pais "por que fazemos isso?":
"Quando, no futuro, os seus filhos perguntarem: ‘Que significam os testemunhos, estatutos e juízos que o Senhor, nosso Deus, lhes ordenou?’” (Dt 6.20)
Deus abre espaço para que a curiosidade infantil seja satisfeita e ainda nos ensina a melhor forma de fazer isso: a resposta é uma história:
"Vocês dirão a eles: ‘Nós éramos escravos de Faraó, no Egito, mas o Senhor nos tirou de lá com mão poderosa. Diante dos nossos olhos o Senhor fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito e contra Faraó e toda a sua casa. Ele nos tirou do Egito, para nos trazer e nos dar a terra que, sob juramento, prometeu aos nossos pais. O Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos o Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos preservar a vida, como tem feito até hoje. E será justiça para nós, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos diante do Senhor, nosso Deus, como ele nos ordenou’" (Dt 6.21-25).
>> A Criança, a Igreja e a Missão <<
Ouvir a história da libertação do Egito ensinava às crianças israelitas tanto sobre a sua identidade – que eles eram escravos resgatados – como sobre o caráter de Deus – fiel à Sua aliança e poderoso para cumpri-la. Celebrar as festas e responder às indagações dos filhos permitia aos pais manterem viva a própria história.
Em meio ao cansaço do dia a dia, pode ser difícil valorizar os porquês infantis. É mais fácil e cômodo simplesmente responder “porque sim”, “não sei” ou “porque Deus quis”. Mas não é isso que a Lei instrui.
Que ambiente temos proporcionado às crianças em nossas casas e igrejas? Nossa vida cristã tem aguçado sua curiosidade, levando-as a querer saber mais sobre o Deus a quem servimos? Temos aproveitado seus questionamentos para ensiná-las sobre nossa identidade em Cristo?
Sinto-me pessoalmente desafiada a viver de forma coerente com a verdade do evangelho para que meus filhos, ao perguntarem sobre aquilo que veem no dia a dia de nossa família, possam aprender que somos pecadores redimidos por um Deus rico em poder e misericórdia, através do sacrifício de seu único Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor, por meio do qual fomos comprados e pudemos receber o selo do Santo Espírito, nosso consolador, e ingressar na comunidade do Rei, a santa Igreja de Cristo.
- Samara Monteiro de Andrade, 31 anos, farmacêutica e servidora pública. Casada com Davi e mãe do Moisés e da Irene.
REVISTA ULTIMATO | DOXOLOGIA NO CULTO PÚBLICO E NA VIDA DIÁRIAA matéria de capa desta edição convida o leitor ao exercício da doxologia: a afirmação vibrante sobre o que Deus é e o que ele faz. Uma afirmação que traduz a nossa opinião sobre Deus forjada pelas Escrituras e pelas experiências com ele. Isso vai contra a correnteza do mundo em que vivemos, tão pouco propício à solitude, à contemplação e à adoração.
» A Criança, a Igreja e a Missão, Dan Brewster
» Pais Santos, Filhos Nem Tanto – A trajetória de um pai segundo o coração de Deus , Carlos "Catito" Grzybowski
» Estudo bíblico: “Jesus, as crianças e os valores do reino”
» Estudo bíblico: “A criança, a igreja e a sociedade”
23 de outubro de 2023- Visualizações: 14889
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Cristo nossa Páscoa foi imolado, ressuscitou como disse, aleluia!
As fake news e a Igreja
“Hinologia Cristã” – Um Marco no Cenário Musical Evangélico





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)
