Prateleira
18 de julho de 2008- Visualizações: 4065
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Uma sociedade cada vez mais descrente
Prateleira inaugura hoje a série especial "Ultimato 40 anos — Encontro de Amigos". Publicaremos neste espaço, até o dia do encontro, textos de palestrantes falando um pouco sobre o que irão expor durante o evento. Começamos pelo historiador e pastor Alderi Souza de Matos. Ele vai participar da mesa-redonda “Há 40 anos! E hoje?”, no dia 31/07, às 14h30, ao lado de Robinson Cavalcanti e Paul Freston. A moderação da mesa caberá ao editor de Ultimato, Marcos Bontempo. Boa leitura!
Segundo o último Censo Geral do IBGE (2000), 12,5 milhões de habitantes se declararam “sem religião” (de um total de 170 milhões) no Brasil. Para comparação, o número de pentecostais era de 17,6 milhões.
A questão de fé e incredulidade varia muito de um lugar para outro, de uma época para outra. É preciso fazer as seguintes distinções:
• Descrentes absolutos – aqueles que não crêem em nada, não têm nenhuma convicção religiosa (ateus, materialistas, agnósticos).
• Descrentes no cristianismo – adeptos de outras religiões, entre elas as novas religiosidades ou espiritualidades do pós-modernismo.
• Descrentes práticos – aqueles que crêem teoricamente, mas vivem com se não cressem (crentes nominais); seus filhos tendem a se afastar por completo da fé.
Uma sociedade cada vez mais descrente constitui-se um grande desafio para a Igreja Evangélica Brasileira. Precisamos de um evangelismo íntegro e bíblico, uma ênfase na apologética e uma coerência entre fé e conduta.
Ultimato 40 anos — Encontro de Amigos
31 de julho a 02 de agosto
Viçosa – MG
Confira a programação e faça sua inscrição: www.ultimato.com.br/40anos
Autor de A Caminhada Cristã na História, Alderi Souza de Matos é pastor presbiteriano e professor no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper, em São Paulo. É bacharel em teologia, filosofia e direito, mestre em Novo Testamento (S.T.M.) e doutor em História da Igreja (Th.D.). É também o historiador da Igreja Presbiteriana do Brasil e escreve a coluna “História” da revista Ultimato.
- Textos publicados: 15 [ver]
18 de julho de 2008- Visualizações: 4065
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Prateleira
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
A Bíblia toda, o ano todo
O cristão é alguém cuja imaginação deve voar além das estrelas
2023. Um ano novo para contar a velha história





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)
