Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Entidade faz análise do perfil do cristão brasileiro durante Semana do Avivamento, em Curitiba

Por Clayton Rucaly e Carolina Chueire

Na última semana de julho de 2019 aconteceu a Semana do Avivamento – SDA – em Curitiba, PR. O evento, que contou com aproximadamente 45 mil pessoas, uniu diversas igrejas evangélicas da cidade em prol do objetivo de adorar a Deus em unidade. A Rede Evangélica Paranaense de Ação Social – REPAS – realizou uma pesquisa com os participantes da SDA para conhecer o perfil do cristão e o seu engajamento social.

Os dados coletados por essa pesquisa ajudam a conhecer o perfil das pessoas que participaram do evento, qual o grau de interesse delas em se engajarem em alguma ação social ou missionária, e quão dispostas estão para isso. Proporcionam também um entendimento de qual é a principal faixa etária que está envolvida, renda, classe social e em quais regiões há maior e menor presença e atividade desses indivíduos.

Para Eduardo Camargo, organizador da pesquisa e integrante da REPAS, essa análise tem um grande potencial para futuras ações: “Acreditamos que essa pesquisa, neste momento, é o ponto de partida para inúmeras atividades em rede que poderão surgir entre as pessoas e organizações ali presentes e representadas”.

Analisando o perfil e talento dos participantes
Dos 534 participantes que responderam a pesquisa, notou-se que 44% estão engajados em ações pontuais dentro e fora da igreja. Foi possível também analisar em quais áreas atuam e quais os talentos que mais põe em prática, como organização, fé, generosidade, música, oração, aconselhamento espiritual, ensino, missão, evangelização, assistência e criatividade artística, que foram os mais pontuados.

A cara da igreja
Uma dúvida que a equipe da REPAS tinha era “Qual é a cara da igreja hoje?”. Seria de idosos, jovens, adultos, homens ou mulheres? Tudo isso foi analisado durante a pesquisa e o resultado mostra que, dos participantes, as mulheres de 16 a 35 anos representam o maior grupo, com 49%. Os homens estão em menor número e encaixam-se na faixa etária dos 16 a 25 anos, representando 18%.

Analisando o perfil da cidade, uma boa parte dos participantes é da região sul e metropolitana de Curitiba, áreas em que as famílias têm menor concentração de renda.

Causas sociais que mais despertam interesse
Outro tópico abordado na pesquisa foi o conhecimento e o engajamento das pessoas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – que são objetivos mundiais em prol de um mundo mais justo e sustentável até 2030, impulsionados pela Organização das Nações Unidas – ONU. Os participantes responderam qual é a questão social que mais os sensibiliza. O item mais votado foi combate à fome (ODS 2), seguido de erradicação da pobreza (ODS 1), redução das desigualdades (ODS 10), saúde e bem-estar (ODS 3) e paz e justiça (ODS 16). Um ponto relevante da pesquisa foi que poucos disseram ter interesse em causas relacionadas ao meio ambiente, conscientização e preservação ambiental.

A REPAS
A REPAS é uma rede de relacionamento entre organizações evangélicas que atuam na área social no Estado do Paraná. Criada em 2003, a REPAS é um espaço interdenominacional que busca fortalecer as ações sociais desenvolvidas pelas instituições e igrejas evangélicas, além de articular e facilitar a comunicação com outros atores sociais, promover eventos e capacitações, mobilizar pessoas e gerar trocas de experiências.

Mais informações pelo e-mail repasparana@gmail.com ou instagram: @sdabrasil

Leia mais: 
» A busca pela excelência. Na ação social?
» Qual é a relação entre evangelismo e ação social?

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.