Notícias
04 de maio de 2023- Visualizações: 2653
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Aliança Pró-Ribeirinhos realiza fórum sobre cuidado missionário, em Manaus (AM)
Por Phelipe Reis
Nos dias 20, 21 e 22 de abril aconteceu em Manaus, Amazonas, o XI Fórum da Aliança Evangélica Pró-Ribeirinhos (AEPR), com o tema “Cuida de ti mesmo”. O encontro reuniu cerca de 80 pessoas, entre missionários, pastores e líderes - sendo representantes de 11 igrejas e 24 organizações missionárias de diversas partes da região norte do país.A missionária Edite de Oliveira Culina veio de muito longe para participar do encontro. Ela mora no município de Envira, no extremo sul do Amazonas, onde trabalha com a tradução da Bíblia para a língua Culina. De Envira a Manaus, a viagem de barco pode durar 15 dias. Edite relatou o que mais lhe impactou no fórum: “A vida diária com Deus. Apesar de estar muito tempo no campo, a gente acaba deixando isso de lado. Aprendi que é preciso cuidar não apenas do espiritual, mas também do físico e da familia”.
Iraque Carvalho, um dos preletores do eventa, comenta que desde o início de sua caminhada em missões, em 2001, sempre experimentou um ambiente em que houve o cuidado missionário e que só tempos depois passou a ouvir abordagens mais sistematizadas sobre o assunto, como apresentado no livro “Igreja Missionária, Igreja Cuidadora”, de Sérgio Victalino. Carvalho destaca: “Cuidar e acompanhar os missionários no campo é de extrema necessidade. Aquele que fica isolado facilmente pode se perder e perder o foco. Por isso acredito muito no missionário mal preparado e bem acompanhado, do que naquele que é bem preparado e mal acompanhado”.Durvalina lembra que no nos primeiros anos do movimento missionário brasileiro, a ênfase era enviar missionários para regiões menos evangelizadas. No entanto, muitos eram enviados sem a preocupação com o preparo adequado, o suporte de uma igreja ou agência missionária e, muitas vezes, sem o sustento necessário - o que ocasionou a volta prematura de muitos missionários. Durvalina reconhece os avanços do movimento missionário brasileiro e diz que muitas igrejas e agências já entendem a importância do cuidado missionário, mas que é necessário um preparo para aqueles que desejam realizar esse acompanhamento.
As seis dimensões do cuidado pessoal
Durante o Fórum, aconteceu o lançamento do livro “Cuida de ti mesmo – A importante tarefa do cuidado pessoal no ministério”, organizado por Keyla Rempel, psicóloga e missionária na Missão do Céu. Ela também é responsável pelo ministério Acolher, que tem como objetivo oferecer cuidado para obreiros e missionários em campo, em seis dimensões de cuidado: espiritual, familiar, física, emocional, financeira e educacional.
O trabalho do ministério Acolher se baseia nesses pilares e o livro aprofunda cada uma dessas áreas, a partir da contribuição de diferentes autores. As palestras do fórum foram baseadas nos capítulos do livro e foram ministradas por alguns dos autores que estavam presentes, como Durvalina Bezerra, Elias Assis, Iraque Carvalho, Silvéria Carvalho, Alcedir Sentalin, Márcio Rempel e Keila Rempel.Discorrendo sobre o cuidado espiritual, Durvalina Bezerra levou os participantes à reflexão da espiritualidade como um desenvolvimento da vida interior e afirmou que a identidade do cristão não é definida ou afirmada pelo o que ele pode fazer ou por sua capacidade ministerial, mas sim pela convicção de que, antes de servo, somos filhos. Ela também falou sobre o cuidado educacional e advertiu que não desenvolver os dons, talentos e todo o potencial dado por Deus é um pecado.
Quanto ao cuidado físico, o médico psiquiatra, Elias Assis, falou sobre a importância de estabelecer limites nas relação de ajuda, a prática do descanso e afirmou: “Somos humanos e enquanto seres humanos estamos suscetíveis a doenças, inclusive, à morte, no campo missionário”. A psicóloga, Keila Rempel, alertou os presentes para alguns cuidados que obreiros e missionários precisam ter, como o cuidado com os maus pensamentos, com a transferência de culpa e responsabilidade, com o isolamento, entre outros.A última palestra ficou por conta de Márcio Rempel, missionário piloto da Missão do Céu e atual presidente da AEPR. Rempel provocou os participantes com a pergunta, “O que mantém você no ministério?”, falou sobre alguns mitos recorrentes no ambiente missionário e reforçou verdades bíblicas, a partir de I Timóteo 1.12-17 e Salmo 139.23.
Saiba mais:
» Quais são os 8 segmentos menos evangelizados do Brasil?, Márcio Schmidel
» Quais são os 8 segmentos menos evangelizados do Brasil?, Márcio Schmidel
É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
- Textos publicados: 195 [ver]
04 de maio de 2023- Visualizações: 2653
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Perseguição religiosa cresce em todo o mundo
A unidade da igreja em meio ao caos da pandemia em Manaus, AM
Renas anuncia a programação do 16º Encontro Nacional





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)


