Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Aliança Pró-Ribeirinhos realiza fórum sobre cuidado missionário, em Manaus (AM)

Por Phelipe Reis

Nos dias 20, 21 e 22 de abril aconteceu em Manaus, Amazonas, o XI Fórum da Aliança Evangélica Pró-Ribeirinhos (AEPR), com o tema “Cuida de ti mesmo”. O encontro reuniu cerca de 80 pessoas, entre missionários, pastores e líderes - sendo representantes de 11 igrejas e 24 organizações missionárias de diversas partes da região norte do país.
 
A missionária Edite de Oliveira Culina veio de muito longe para participar do encontro. Ela mora no município de Envira, no extremo sul do Amazonas, onde trabalha com a tradução da Bíblia para a língua Culina. De Envira a Manaus, a viagem de barco pode durar 15 dias. Edite relatou o que mais lhe impactou no fórum: “A vida diária com Deus. Apesar de estar muito tempo no campo, a gente acaba deixando isso de lado. Aprendi que é preciso cuidar não apenas do espiritual, mas também do físico e da familia”.
 
Iraque Carvalho, um dos preletores do eventa, comenta que desde o início de sua caminhada em missões, em 2001, sempre experimentou um ambiente em que houve o cuidado missionário e que só tempos depois passou a ouvir abordagens mais sistematizadas sobre o assunto, como apresentado no livro “Igreja Missionária, Igreja Cuidadora”, de Sérgio Victalino. Carvalho destaca: “Cuidar e acompanhar os missionários no campo é de extrema necessidade. Aquele que fica isolado facilmente pode se perder e perder o foco. Por isso acredito muito no missionário mal preparado e bem acompanhado, do que naquele que é bem preparado e mal acompanhado”.
 
Durvalina lembra que no nos primeiros anos do movimento missionário brasileiro, a ênfase era enviar missionários para regiões menos evangelizadas. No entanto, muitos eram enviados sem a preocupação com o preparo adequado, o suporte de uma igreja ou agência missionária e, muitas vezes, sem o sustento necessário - o que ocasionou a volta prematura de muitos missionários. Durvalina reconhece os avanços do movimento missionário brasileiro e diz que muitas igrejas e agências já entendem a importância do cuidado missionário, mas que é necessário um preparo para aqueles que desejam realizar esse acompanhamento. 
 
As seis dimensões do cuidado pessoal

Durante o Fórum, aconteceu o lançamento do livro “Cuida de ti mesmo – A importante tarefa do cuidado pessoal no ministério”, organizado por Keyla Rempel, psicóloga e missionária na Missão do Céu. Ela também é responsável pelo ministério Acolher, que tem como objetivo oferecer cuidado para obreiros e missionários em campo, em seis dimensões de cuidado: espiritual, familiar, física, emocional, financeira e educacional.
 
O trabalho do ministério Acolher se baseia nesses pilares e o livro aprofunda cada uma dessas áreas, a partir da contribuição de diferentes autores. As palestras do fórum foram baseadas nos capítulos do livro e foram ministradas por alguns dos autores que estavam presentes, como Durvalina Bezerra, Elias Assis, Iraque Carvalho, Silvéria Carvalho, Alcedir Sentalin, Márcio Rempel e Keila Rempel.
 
Discorrendo sobre o cuidado espiritual, Durvalina Bezerra levou os participantes à reflexão da espiritualidade como um desenvolvimento da vida interior e afirmou que a identidade do cristão não é definida ou afirmada pelo o que ele pode fazer ou por sua capacidade ministerial, mas sim pela convicção de que, antes de servo, somos filhos. Ela também falou sobre o cuidado educacional e advertiu que não desenvolver os dons, talentos e todo o potencial dado por Deus é um pecado.
 
Quanto ao cuidado físico, o médico psiquiatra, Elias Assis, falou sobre a importância de estabelecer limites nas relação de ajuda, a prática do descanso e afirmou: “Somos humanos e enquanto seres humanos estamos suscetíveis a doenças, inclusive, à morte, no campo missionário”. A psicóloga, Keila Rempel, alertou os presentes para alguns cuidados que obreiros e missionários precisam ter, como o cuidado com os maus pensamentos, com a transferência de culpa e responsabilidade, com o isolamento, entre outros.
 
A última palestra ficou por conta de Márcio Rempel, missionário piloto da Missão do Céu e atual presidente da AEPR. Rempel provocou os participantes com a pergunta, “O que mantém você no ministério?”, falou sobre alguns mitos recorrentes no ambiente missionário e reforçou verdades bíblicas, a partir de I Timóteo 1.12-17 e Salmo 139.23.

É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 185 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.