Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Orgulho cristão

“Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.” Pv 7:8

Uma das maiores barreiras que podemos encontrar em nossas vidas é o excesso de autoconfiança e autossatisfação. Há muitos que acreditam que sua forma de viver é superior a dos outros e assim vivem a exemplificar o modo como os outros agem e ao final dizem que eles mesmos não fazem assim. É a parábola do fariseu e do publicano modernos.

Em regra, estes tais não assumem que são assim, mas suas atitudes falam tão alto que se torna latente o seu modo de agir. Enchem-se de um pseudo “orgulho cristão”, que é válido apenas para os outros, mas não para si mesmos.

Atitudes assim são resultado de corações individualistas e não pode ocorrer entre os seguidores e as seguidoras de Cristo, pois a essência da vida é a luta contínua contra os anseios individualistas. Ganhamos a luta quando trocamos a autossatisfação por ações que ofereçam aos outros o que há de melhor em nós.

Isto se dá especialmente quando conhecemos o nosso tamanho diante do Senhor. Nossas atitudes diante das pessoas mostram-nos como nos vemos e nos sentimos diante do Pai. Ações individualistas são desprezadas por Deus e a própria Palavra nos afirma que a soberba precede a ruína (Pv 16:18).

Trago a memória o exemplo do próprio Cristo que antes de subir na cruz elevou seu olhos ao Pai e, reverente, suplicou que se fosse possível ele desejava que o Senhor passasse dele o cálice que lhe estava proposto.

Seria esta atitude de Jesus covardia? Claro que não! Pelo contrário, ele sabia que humanamente a dor e o sofrimento que lhe estavam propostos eram aparentemente maiores do que as forças que encontrava em si mesmo naquele momento. No entanto, Deus, o Pai, o fortaleceu de coragem e determinação para que ele concluísse a empreitada que lhe estava proposta, pois o próprio Cristo disse: “não se faça a minha vontade, e sim a tua” Lc 22:42.

Esta ação-dependência de Cristo em relação ao Pai é o que deve reger as nossas vidas. Não podemos nos considerar sábios, capazes, entendidos e autossuficientes aos nossos próprios olhos. Quem teme a Deus não vive nesta dimensão.

Se amamos verdadeiramente a Deus e conhecemos a nossa estatura diante dele, nos afastamos de tudo aquilo que nos afasta Dele. Nossa suficiência e segurança não devem repousar em nós mesmos, nem tampouco em nossas palavras e nosso modo de viver. Se somos o que somos, o somos, pela graça de Deus.

E que a cada dia possamos testemunhar como João Batista testemunhou quando foi questionado sobre sua autoridade e a de Jesus respondendo: “É necessário que ele cresça e que eu diminua”. Jo 3:30

Fique em Paz!
Florianópolis - SC
Textos publicados: 16 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.