Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O dono de casa

Minha esposa me falou algo nessa semana que me fez pensar sobre a vida de casado, a vida de pai e dono de casa. Ela me disse que quando eu não estou em casa, por alguns dias, quando viajo sozinho, ela falou que não consegue relaxar direito, não consegue dormir bem, está sempre alerta. Mas quando eu estou em casa, ela dorme tranquila, consegue relaxar e as preocupações são diferentes.

Nós estávamos conversando sobre a paternidade, como é uma enorme benção ter uma família completa, funcional e como é diametralmente oposto ter uma família sem pais presentes, uma família disfuncional, o quão problemático essa falta de um dos pais dentro de casa, pode causar em toda a família, e em especial nos filhos.

Nós temos dois filhos pequenos em idade escolar em casa e temos que dar uma enorme atenção a essas crianças o tempo todo, ajudando em quase tudo, principalmente com as atividades da escola.

Essa semana minha esposa teve que ficar fora de casa pelas manhãs para dar aula de inglês em uma escola da missão, que fazemos parte e eu fiquei por conta da casa e dos meninos. Foi uma correria pela manhã, pois além de arrumar a casa, fazer comida, ajudar os meninos nas tarefas de casa, colocar para o banho, preparar para ir à escola e quando chegou no final do dia, eu estava exausto.

Não é só por ter muitas coisas a fazer, mas pela tensão de fazer as coisas em tempo hábil, preparar tudo bem feito, dar atenção individual a duas crianças diferentes uma da outra, em idades distantes, (7 e 4) e ainda outras preocupações da vida de adulto pai de família.
Acho que é mais fácil sair de casa e ir trabalhar e trazer dinheiro, fazer compras de comidas, prover o necessário e relaxar no sofá depois que chegar em casa.

Sei que cada um, pai e mãe, tem um papel distinto e importante no que fazemos, mas temos a tendência a dar mais importância a quem traz o dinheiro para dentro de casa do que para o que cuida da casa.

E cuidar da casa não é só fazer a faxina da casa, isso é o mais fácil de resolver, apesar de também ser trabalhoso. Mas o mais importante da função de um dos pais que fica em casa é dar essa atenção necessária aos filhos, buscando estar ensinando em cada momento, brincar em momentos que você não está afim, ensinar quando você não quer ser professor, encorajar quando você mesmo está sem coragem para nada. Enfim a função de quem fica em casa, que na sua maioria, são as mulheres, é muito cansativo, muito mais do que ir trabalhar fora e trazer dinheiro.

Esse mundo não é mais como nos primórdios, onde os homens tinham que ir buscar alimento na força do braço, lutando, correndo risco de perder a vida em uma caçada mal sucedida ou algo assim. Hoje esse buscar o dinheiro se tornou diferente e os papéis dos pais também mudaram bastante. Temos essa oportunidade de tanto o pai quanto a mãe poderem ir buscar o dinheiro e não tem necessariamente que ser o homem. Aliás as mulheres hoje, estão fazendo muito mais dinheiro que os homens, pois acabam se educando mais que os homens e isso é uma benção.

Hoje o que precisamos lutar é contra o preconceito dos homens de achar que é vergonhoso ficar em casa cuidando dos filhos e da casa, enquanto a esposa vai buscar o dinheiro. Eu e minha esposa estamos indo muito bem nesse quesito, eu não tenho problema de ficar em casa e cuidar dos meus filhos e da minha casa enquanto minha esposa vai trabalhar fora e trazer dinheiro. Afinal de contas, não estamos em uma disputa ou queda de braço, para mostrar quem é melhor que o outro, mas somos parceiros, uma só carne e o que fazermos é para o nosso bem comum.

Estou gostando de estar em casa, ver meus filhos crescerem, ajudar nas tarefas de casa, ajudar a dar banho, trocar de roupa e coisas do gênero. Talvez por que não tive esse privilégio de ter meu pai por perto me ajudando e minha mãe, por ter sido abandonada pelo marido, teve que ficar fora de casa quase o dia todo pra trazer o dinheiro. Mas sei que estou amando muito essa fase da minha vida e também quero parabenizar todas as mães por não desistirem dos seus filhos e serem as guerreiras que vocês são!

Família é uma benção de Deus. Eu amo a minha família!
Sao Cristovao - SE
Textos publicados: 71 [ver]
Site: http://www.ferreirodedeus.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.