Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Humildade, oração, busca pelo Senhor e arrependimento

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." 2 Crônicas 7.14

Jimmy Owens compôs uma das mais belas músicas para canto coral que conheço: "Se Meu povo", baseada em 2 Crônicas 7.14. Quando ainda era muito jovem, acabei por aprender essa passagem da Bíblia por causa da música. Lembro que foi uma das primeiras que fiz questão de aprender a tocar e poder fazer dueto do clarinete com piano ainda quando adolescente.

Mas confesso que realmente levei anos para meditar mais a fundo no texto bíblico. Até então ele significava para mim mais como a referência bíblica para um hino que aprecio.

A história de Israel é belíssima. O Velho Testamento está recheado dela, e com ela aprendemos inúmeros ensinamentos que, apesar de narrar a história de um povo, o povo de Deus, continuam contemporâneos, assim como toda a Palavra de Deus.

O rei Davi havia posto no coração a intenção de edificar um templo a Deus, mas Deus deixou essa tarefa nas mãos do filho de Davi, seu herdeiro, Salomão, pois Davi havia sido homem de lutas e muito sangue havia passado por suas mãos (2 Samuel 7.1-14)

No capítulo 6 do segundo livro de Crônicas, a partir do versículo 12 até o 42 lemos a oração de consagração do templo a Deus, feita por Salomão. Deus responde a Salomão, conforme lemos em 2 Crônicas 7.12-22. E é nessa resposta que temos a promessa de que Deus nos ouve.

É o próprio Salomão que sugere as ações de humildade, oração, busca e arrependimento por parte do povo, veja em 2 Crônicas 6.24-25:

"Quando também o teu povo Israel for ferido diante do inimigo, por ter pecado contra ti, e eles se converterem, e confessarem o teu nome, e orarem e suplicarem perante ti nesta casa, Então, ouve tu desde os céus, e perdoa os pecados do teu povo Israel; e torna a levá-los à terra que lhes tens dado e a seus pais."

Ao longo da oração de Salomão essas sugestões de comportamento se repetem.

Deus se agradou da oração de Salomão e da consagração do Templo. Salomão sabe que Deus não pode ser contido dentro de uma construção feita por mãos humanas (2 Cr 6.18), mas o templo simbolizaria a habitação de Deus entre os homens. E Deus realmente ocupou o templo (2 Cr 7.1-3).

Depois da vinda do Messias, Deus nos mandou o Seu Santo Espírito, o qual hoje "faz morada" em nós. Somos, então, templos do Espírito Santo.

"E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado." João 7.39

Na época de Salomão o povo de Deus era instruído a ir ao templo do Senhor, em atitude humilde, orando e buscando a Deus, arrependido de seus erros, a fim de obter o favor do Altíssimo, os Seu perdão, a Sua providência.

Hoje temos o privilégio de receber Seu Santo Espírito em nós. Mas com o privilégio também vem a responsabilidade de estar sempre em Sua presença, e para isso agir humildemente, ter uma vida de oração e busca pelo Pai, lutando contra as vontades do carne - pois como o próprio sábio Salomão falou, não há homem que não peque (2 Cr. 7.36) - mas incomodado e arrependido dos pecados.

São quatro diretrizes, básicas, das quais Deus se agrada quando exercemos, e promete nos ouvir e socorrer. É claro que Sua Graça não está condicionada a essas ações por parte dos homens, pois somos falhos. Mas se podemos tentar agradar a Deus e agir conforme Sua Palavra, por que não fazê-lo? Com certeza, somos nós os maiores beneficiados, é a nós que Ele promete ouvir, perdoar, restaurar e prover.
Guarulhos - SP
Textos publicados: 7 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.