Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Conservadorismo

"Aqueles que tentam nivelar nunca igualam. Em todas as sociedades compostas de diferentes classes de cidadãos é necessário que algumas delas se sobreponham as outras. Os niveladores, portanto, apenas mudam e pervertem a ordem natural das coisas, sobrecarregando o edificio social ao colocar no ar o que a solidez do edificio exige que seja posto no chão."
(Edmund Burke).

O autor destas linhas foi advogado e político do parlamento de Londres em 1797.
Burke é considerado o fundador do conservadorismo politico moderno.
Seus pensamentos influenciou pessoas como Margaret Thatcher (primeira ministra do Reino Unido em 1979), e Ronald Reagan (Presidente dos Estados Unidos em 1981); ambos era conservadores e se diziam religiosos.
Margareth pertencia a uma politica Anglicana; a religiao que se diz reformada mas no pasado apoiou a heretica Bula Papal por interesses politicos, e ja aprovou o casamento gay, a ex primeira ministra inglesa costumava dizer que quando os ricos empobreciam os pobres tambem empobreciam, e sempre haveria uma longa distancia entre ricos e pobres de forma "natural".
O ex presidente Ronald que se dizia presbiteriano tambem pensava de forma semelhante com respeito a diferença entre ricos e pobres como ordem natural da sociedade.
Porem ha um problema; quando Burke (o pai do conservadorismo) compara a sociedade com um edifício onde os pobres sempre devem estar no chão e os ricos no topo, porque isso é uma contradição.
O termo sociedade vem do latim "societas" que significa associaçao amistosa entre indivíduos que compartilham gostos, costumes e preocupaçoes em comum.
O ex presidente americano Ronald costumava dizer que nao colocava sua esperança em uma pessoa, mas sim num conjunto de valores, regras e preceitos.
O problema é qual seria esse conjunto de valores e preceitos comuns entre Ronald, Margareth e Burke; os quais influenciam conservadores e adeptos do estilo politico deles ate hoje.
Se esse conjunto de valores fosse a Biblia, seria uma boa premissa; porem nao é disso que se trata.
Esse maldito conjunto de valores sao ideologias como "Se alguem tem que estar naturalmente no topo; que esse alguem seja eu!".
E assim tais homens enganam as massas ao dizer que milionários geram emprego; bem estar para ricos e pobres, e oportunidades de um dia alguém ser um sortudo endinheirado.
Essa ideologia motiva tiranos egoistas, ladrões, e corruptos; fazendo com que o edificio social ilustrado por Burke na verdade se torne uma zona (prostíbulo).
Uma zona seria uma melhor ilustração para definir a sociedade atual; pena que Burke nao pensou nisso.
A Biblia que os verdadeiros cristaos leem diz que certa vez alguns homens resolveram edificar uma torre bem alta para chegar ao topo do céu; e Deus nao gostou nada disso.
A Carta do Apostolo Tiago diz que o motivo das guerras sociais é exatamente a cobiça egoísta do coração de cada pessoa.
Isso que motiva as leis parlamentares que enriquecem os ricos e os próprios parlamentares; as quais chamam de "projetos sociais" que na verdade escraviza os pobres, e dá a falsa esperança que é possivel um dia eles serem ricos.

Marcos, servo de Cristo.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 104 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.