Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

As contradições do verbo "dar"

O que é dar? Dar é entregar, doar e se esquecer do objeto dado ou doado como se ele nunca tivesse existido antes. Dar é muito diferente de emprestar, alugar ou arrendar. Dar é uma virtude sublime, uma qualidade ímpar, um dom que Deus concedeu aos homens sendo Ele próprio o maior doador, pois Ele nos deu a salvação através do Seu Filho.

Dar é muito importante, no entanto conheço pessoas que dão e depois se arrependem e até pedem de volta alegando que o objeto dado era pessoal e muito valioso pelo lado sentimental. E isto não acontece só com as crianças, mas acontece também com os adultos. Portanto, é bom pensar bem antes de dar qualquer coisa, pois, afinal, o que se dá não se deve tomar, pedir de volta e nem tentar comprar depois.

Confesso que nunca fui muito generoso. Generosidade nunca foi o meu forte. Mas sei que é de praxe as pessoas darem, abrirem a mão em certas ocasiões doando objetos preciosos muitas vezes sem pensar e sem pestanejar. Têm pessoas que são muito mão aberta e estas, em geral, podem se arrepender depois. Conheço o caso de alguém que deu o próprio anel de formatura, mas esta pessoa não se arrependeu, apesar de seu gesto tresloucado.

Dar... Há muitas formas de praticar este verbo - e há aquelas pessoas que dão até o que não lhes pertence. A Bíblia diz: "Melhor coisa é dar do que receber". Portanto, é bem aventurado aquele que dá. Só dá quem tem e só tem quem dá. Mas, sejamos sinceros: só damos aquilo que está sobrando em nossa casa e que, portanto, não vai nos fazer falta. Quando passa alguém pedindo no portão nunca devemos dar dinheiro. Por falar nisto, a moda hoje é pedir dinheiro por telefone. As operadoras de tele marketing hoje se constituem num perigo para os menos avisados. Sem falar nos "manjados" golpes.
E hoje há muitos pedintes pelas ruas. Eles, ás vezes, chegam a fazer filas e geralmente são convincentes na sua forma de pedir. Homens, jovens, senhoras e crianças pedindo "um trocado para comprar um salgado". Mas já percebi que eles não querem o dinheiro "para comprar um salgado". Se a gente oferece um salgado eles recusam: eles querem o dinheiro. Em algumas cidades existem até os "pontos". Vejo muita gente dando dinheiro, mas eu não dou. Pago um almoço ou um salgado, mas dinheiro eu não dou. E ponto final.

Afinal, o que é dar? Dar, muitas vezes é fazer papel de trouxa e colaborar com o inclemento da mendicância e da semvergonhice que hoje rola solta em nosso País. Se você dá dinheiro nas rodoviárias para completar a passagem de alguém, saiba que você pode estar colaborando com o aumento da miséria, pois na verdade não está ajudando a ninguém e pode estar prejudicando alguém e infringindo a lei que proibe dar dinheiro a alguém. Ao invés de dar dinheiro, ensine a pessoa a pescar, já diziam os antigos. Enfim, não dê esmolas, encaminhe a pessoa para a Secretaria competente do seu municipio e assim estará ajudando realmente esta pessoa e também estará cumprindo a lei, como cidadão. Dar deve ser uma atitude do coração, da consciência, um ato de amor, e nunca um hábito, uma simples mania ou um motivo para "aparecer".
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.