Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Aos confins da Terra, via web!

Dissertar, conforme me foi solicitado (*), sobre o tema “A importância da Internet na divulgação do evangelho”, a princípio, aponta-nos 3 momentos bíblicos, nos quais o Senhor Jesus bate na mesma tecla, pois tem o foco nas pessoas, ou seja, a Missão é alcançar toda a humanidade com a pregação de Sua Palavra:

- O primeiro momento é quando o Senhor Jesus diz que “a seara é grande, mas poucos são os trabalhadores” e orienta: “Rogai, pois, ao senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt 9. 37-38).

Destaca-se aqui, sem sombra de dúvidas, a vontade do Senhor de que toda a humanidade fosse alcançada pela Palavra de Deus.

- Outro momento é quando o Senhor Jesus, respondendo aos seus discípulos, que O arguiram sobre a "época e os sinais do final dos tempos", diz que é necessário que o evangelho seja pregado em todo o mundo para que, depois sim, venha o fim.

Ele não diz que todo o mundo terá que se converter a Ele, antes do dia final, mas que o evangelho terá que ser ouvido por todo o mundo: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mt 24. 14).

- As recomendações do Senhor Jesus, antes de sua ascensão ao Céu, denominadas de “a Grande Comissão”, a do “ide” [indo], nos remete a

* Mateus 28.19-20: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações (...) ensinando-os(...);”

* e, ainda, nos conduz a Marcos 16. 15 “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura;”

* e, finalmente, a Atos 1.8 “sereis minhas testemunhas (...) até aos confins da terra.”

Pois bem, apresentado o enfoque principal, temos que reconhecer que, àquela época, em que pese que o mundo conhecido era bem menor em sua extensão, a Missão seria difícil, como o foi, mas os seguidores do Mestre cuidaram de dar cumprimento à tão importante Ministério, através da pregação, contribuindo para que a vontade do Deus Pai, de “que nenhum pereça” (II Pe 3. 9) venha a ser realidade.

Mal ou bem, grandes coisas têm sido feitas, desde então, para a condução de todos os seres vivos, cerca de 7 bilhões em nossos dias, à salvação, derramada sobre toda a humanidade, pela graça, mediante a fé no Senhor Jesus Cristo.

[A partir de 12 homens], cerca de um terço já conhece a Palavra de Deus, em torno de 2.3 bilhões de pessoas [ditas cristãs], que deveriam estar dando cumprimento à essa grande comissão.

Restam, pois, cerca de 4.5 bilhões almas a serem alcançadas.

Pensando em termos geográficos, é bem difícil que o evangelho alcance toda a população mundial, se depender da transmissão oral, como tem sido feito em grande parte dos tempos já passados [com êxito, por sinal].

Assim, temos visto nas últimas décadas, a missão de evangelizar tem passado por algumas fases, aparentemente não tão eficazes, se isoladas em si mesmas: cultos ao ar livre; cultos nas cadeias; entrega de folhetos nas ruas; visitas, de porta em porta, também entregando literatura cristã; visitas aos adoentados em hospitais; remessa de literatura evangelística pelo correio; programas de rádio; “shows” de TV e, finalmente, o uso da Internet para alcançar pessoas no seu dia a dia.

Minha opinião é a de que a internet, embora muitas pessoas procurem evitar “ouvir [ou ler] conversas” sobre Deus, é a mais eficaz ferramenta para a divulgação da Palavra de Deus, e de seu plano de salvação individual de cada uma e de todas as pessoas.

Um simples “clique” leva a mensagem, simultaneamente, a milhões de pessoas, independente das grandes distâncias que separam os povos.

Assim, já faz parte do cotidiano de muitos, enviar e-mails com mensagens bíblicas, leituras devocionais diárias, PPS muito bem formatados.

Blogs e Sites vêm sendo criados com a exclusiva finalidade de disponibilizar a Palavra de Deus a todos; há blogs e sites que têm colhido frutos [conversões] desse Ministério da Palavra, os quais não citarei nominalmente para evitar omitir algum, por lapso de memória.

Depois a mídia virtual alcançou novos processos e dinâmicas, e temos aí as redes sociais, com um alcance rápido e respostas [quase] imediatas, a exemplo do que ocorreu em nosso País em junho com um movimento desconhecido, até então, alcançando as ruas e obtendo êxito em suas reivindicações [os 20 centavos ganharam fama].

O Brasil mudou depois disso, pois as pessoas ficaram mais atentas às vozes das ruas (sic).

“Essa engenhoca, tão aprazível aos jovens, é decerto utilíssima na evangelização, porquanto o Papa Francisco envia ou tuíta a boa notícia do evangelho várias vezes por dia.” (Um meio inidôneo – Edson Luiz Sampel – FSP Opiniões/Debates - 20.07.2013).

Assim, nós, a Igreja do Senhor Jesus, não podemos perder essa oportunidade impar de alcançar, diariamente [não mais dominicalmente], milhões de pessoas em quaisquer partes do mundo com a Palavra que salva, a Escritura Sagrada.

A Internet precisa de boas e sadias participações dos cristãos, em meio a uma avalanche de coisas do mal, para alcançar o mundo.

Simples assim.
(*) APEL
São Paulo - SP
Textos publicados: 804 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.